A SUSTENTABILIDADE, ENERGIAS ALTERNATIVAS E A ECOEFICIÊNCIA

Autores

  • Kleyton de Araujo Beserra Centro Universitário Salesiano de São Paulo
  • Andressa de Souza Vecchi Centro Universitário Salesiano de São Paulo
  • Antonio Carlos Estender Centro Universitário Salesiano de São Paulo
  • Paulo Henrique Ortiz Centro Universitário Salesiano de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v3e12014185-200

Palavras-chave:

ecoeficiência, sustentabilidade, mini-usinas hidrelétricas, água.

Resumo

A sustentabilidade e as energias renováveis são temas cada vez mais dicutidos, o termo sustentabilidade está relacionado à ação humana no meio ambiente, enquanto energias renováveis são energias limpas que derivam de fontes naturais e inesgotáveis. Como aproveitar melhor a água nas áreas onde há escassez deste recurso? Afim de discutir as melhores hipóteses possíveis de como melhorar o seu consumo, um estudo foi realizado e, com base na pesquisa, levantaram-se quatro hipóteses, estas por sua vez foram discutidas, comentadas e, então, optou-se por uma, considerada como mais plausível em relação à área de atuação. Com o melhor aproveitamento da água nas regiões do nordeste onde o recurso é escasso, garantimos maior estabilidade nos níveis do mesmo, além de outros benefícios à população nordestina. O objetivo é incentivarmos a população a economizar e criar o hábito de utilizar de forma racionalizada a água, dessa forma aumentaremos as chances de ter este recurso sempre que preciso. O projeto visa a instalação de mini uninas hidrelétricas nas residências da população, fazendo com que as famílias e a região se tornem auto sustentáveis no que diz respeito á energia elétrica. Desta forma, vários aspectos positivos podem ser observados, tais como, desenvolvimento tecnológico na região, melhor na qualidade de vida, criação de um ambiente auto-sustentável, economia de energia e reaproveitamento da água. Pelo exposto acima, concluímos que a falta de investimentos em projetos para a melhoria das regiões mais necessitadas pode ser resolvido com projetos criativos e ideias inovadoras.

Biografia do Autor

Kleyton de Araujo Beserra, Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Aluno de graduação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Andressa de Souza Vecchi, Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Aluna de graduação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Antonio Carlos Estender, Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Possui graduação em Administração (1994) MESTRE EM GESTÃO DE NEGÓCIOS (2006). È especialista nas áreas de Marketing, Educação, Hotelaria, Administração e Comunicação. Atuou como consultor no Instituto Siegen em São Paulo; foi Editor e membro do Conselho da Revista Eletrônica do 3º Setor da Universidade Guarulhos; Leciona - Pós-graduação nas áreas de Estratégia, Competitividade e Marketing na Universidade Guarulhos e Uninove, leciona na graduação - Universidade Anhembi Morumbi - UAM - Faculdade Zumbi dos Palmares, Centro Universitário Salesiano, Universidade Guarulhos. Participou de nove edições do Projeto Rondon. Como Coordenador da Operação e como Professor Assistente. Participou do Sife HSBC Financial Literacy Grant Notification. É coautor de alguns livros, escreveu vários artigos nas mais diversas áreas da Gestão de Negócios, Saúde Pública; Veterinária, entre outros temas. Também orientou diversos trabalhos de Iniciação cientifica e artigos científicos; Sou Coordenador de Banca de trabalhos científicos desde 2009 na Universidade Estadual de Ponta Grossa, Membro do comitê científico de avaliação do Congresso Internacional de Administração em Ponta Grossa, desde 2012. Avaliador de pôsteres do I Congresso Projeto Rondon, realizada na cidade de Ribeirão Preto - SP.

Paulo Henrique Ortiz, Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Mestre em Gestão de Organizações pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é coordenador e professor da Graduação e Pós-Graduação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), professor convidado da Universidade Presbiteriana Mackenzie e professor da Universidade Anhembi Morumbi. Grande experiência em Administração e área do Capital Humano, trabalhando como administrador e consultor de negócios, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão estratégica, cultura organizacional, relações de trabalho, capital emocional e gestão de pessoas.

Downloads

Publicado

2014-05-28

Edição

Seção

Artigos