EVOLUÇÃO DA QUALIDADE DOS PLANOS DE MITIGAÇÃO E MONITORAMENTO NOS ESTUDOS DE IMPACTO AMBIENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/rgsa.v12e12023e12355

Palavras-chave:

Avaliação de Impacto Ambiental, Licenciamento Ambiental, Gestão Ambiental.

Resumo

O objetivo do trabalho foi analisar a evolução da qualidade dos planos de mitigação e de monitoramento presentes nos Estudos de Impacto Ambiental (EIAs) entre os anos de 2013 e 2018. Para tanto, foram enviados questionários para os analistas ambientais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) nos anos de 2013 e 2018, contendo questões que abordaram possíveis problemas nos planos de mitigação e de monitoramento dos EIAs. A análise dos dados foi realizada com a utilização do teste não-paramétrico de Mann-Whitney e estatística descritiva com gráficos Boxplot. Os resultados não indicaram evolução na qualidade dos estudos ambientais no que tange os planos de mitigação e de monitoramento de impactos. Destacou-se como aspecto mais crítico a não comprovação de eficiência das medidas mitigadoras propostas nos EIAs, muitas vezes sendo apresentadas medidas genéricas e que não são a solução para a redução do impacto.

Biografia do Autor

  • Alexandre Nascimento de Almeida, Professor da Universidade de Brasília
    Professor na Graduação do Curso de Gestão Ambiental e na Póss-graduação como Docente Permanente nos programas de Ciências Ambientais (PPGCA), Gestão Pública (PPGP) e Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÀgua)
  • Sabrina Dias Martins, Gestora Ambiental pela Universidade de Brasília
    Gestora Ambiental pela Universidade de Brasília

Downloads

Publicado

2023-03-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

EVOLUÇÃO DA QUALIDADE DOS PLANOS DE MITIGAÇÃO E MONITORAMENTO NOS ESTUDOS DE IMPACTO AMBIENTAL. (2023). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 12(1), e12355. https://doi.org/10.59306/rgsa.v12e12023e12355

Artigos Semelhantes

1-10 de 1282

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.