AVALIAÇÃO DA DESTINAÇÃO FINAL DE EFLUENTES DOMÉSTICOS NA REGIÃO ALTA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SANTA MARIA DA VITÓRIA, ES, SUDESTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.59306/rgsa.v11e3202224-41Palavras-chave:
Percepção Ambiental, Destinação de Efluentes Domésticos, Zona RuralResumo
O lançamento inadequado do esgoto doméstico provoca impactos no meio ambiente, sociedade e economia. Em áreas rurais, esse problema se torna ainda mais acentuado devido a recorrente adoção de práticas inadequadas de tratamento e destinação do esgoto gerado. Nesse contexto, esse trabalho teve como objetivo avaliar a destinação final do esgoto doméstico da Unidade de Planejamento do Alto Santa Maria da Vitória, que abriga a cabeceira do rio Santa Maria da Vitória, um dos principais mananciais responsáveis pelo abastecimento d’água da Região da Grande Vitória, Espírito Santo, sudeste do Brasil. O estudo se classifica como quantitativo e de cunho exploratório, cuja coleta de informações se deu pela aplicação de questionários por meio de abordagens aleatórias aos moradores. Os resultados indicam a destinação do esgoto doméstico predominantemente em fossas negras, valões e córregos. Foi possível inferir o desconhecimento dos riscos de contaminação e dos impactos causados pelos métodos inadequados de destinação final. Os resultados do teste estatístico Qui-quadrado comprovam não haver relação do fator escolaridade e idade na maioria das respostas, tornando evidente que toda estratificação social deve ser trabalhada com ações de conscientização. Os achados nesse estudo evidenciam a necessidade de ações do poder público, fundamentais para alcançar a sustentabilidade na destinação final dos efluentes domésticos na região.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em www.portaldeperiodicos.unisul.br.