SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DA NORMA ISO 14001 NA COOPEAVI EM SANTA MARIA DE JETIBÁ, ESPÍRITO SANTO, BRASIL

Autores

  • Michel Trarbach Bleidorn Departamento de Engenharia Ambiental, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Brasil
  • Isamara Maria Schmidt Departamento de Engenharia Ambiental, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Brasil

Palavras-chave:

Avicultura, Coopeavi, Sistema de Gestão Ambiental

Resumo

A avicultura apresenta impactos ambientais e sociais, principalmente pela geração de resíduos sólidos. Esse cenário pode ser minimizado quando há um adequado Sistema de Gestão Ambiental. Diante desse contexto, o objetivo desse trabalho é avaliar a percepção ambiental da maior comercializadora de ovos de Santa Maria de Jetibá, ES, Brasil (Coopeavi), referente aos aspectos da Certificação Ambiental ABNT NBR ISO 14001. Os resultados apontam que a Certificação pode valorizar a marca e o produto, aumentar os clientes, ser um diferencial comercial e em aquisições de linhas de crédito. Ainda, há o conhecimento das etapas e das suas importâncias em relação aos elementos que compõe um Sistema de Gestão Ambiental. A maior dificuldade em sua adoção é a mão de obra e seu treinamento.

Biografia do Autor

Michel Trarbach Bleidorn, Departamento de Engenharia Ambiental, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Brasil

Discente de mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Faculdade da Região Serrana (FARESE).

Isamara Maria Schmidt, Departamento de Engenharia Ambiental, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Brasil

Discente de mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).  Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Faculdade da Região Serrana (FARESE).

Downloads

Publicado

2022-03-14

Edição

Seção

Artigos