CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA EMPRESARIAL: ESTUDO EM EMPRESAS DE GERENCIAMENTO E DESCARTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v10e2202165-83Palavras-chave:
Sistema de Gestão Ambiental, Certificado ISO 14001, Competitividade.Resumo
Os stakeholders pressionam as empresas para que elas assumam a responsabilidade ambiental, nesse sentido a gestão e certificação ambiental tornam-se um diferencial na construção de uma imagem positiva do negócio. Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar a adoção da certificação ambiental como estratégia empresarial em empresas de gerenciamento e descarte de resíduos sólidos. Para tanto, foi realizado um estudo de caso em duas empresas do Vale dos Sinos/RS cujos dados foram coletados através de pesquisa em sites institucionais e mídias sociais das empresas analisadas, além da aplicação de um questionário com questões abertas sobre o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e certificação. Os resultados mostram que as empresas percebem o SGA e a certificação ISO 14001 de grande importância para o reconhecimento do empreendimento no mercado, entre as estratégias para adoção da certificação estão o reconhecimento da marca, a prospecção de clientes e a competitividade de mercado.
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