ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA DA ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DO CEARÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v10e2202184-104

Palavras-chave:

Energia solar, Instituição de Ensino Superior, Sustentabilidade, Desenvolvimento regional, Energias Renováveis.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo a análise da viabilidade econômico-financeira da instalação de um sistema gerador de energia solar fotovoltaica em uma Instituição de Ensino Superior (IES) no Estado do Ceará. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória, analisando o payback descontado, o valor presente líquido (VPL) e a taxa interna de retorno (TIR). Os resultados confirmaram que o projeto da instalação de energia solar fotovoltaica, além de ser uma alternativa para reduzir custos e propiciar a ampliação da matriz energética, é viável considerando os dados projetados. O retorno do investimento se dá em 6,0 anos. No final do vigésimo quinto ano o VPL será de R$ 1.895.585,00, com uma TIR de 20,29%. A economia na geração de energia acumulada pelo sistema solar ao longo dos 25 anos será de aproximadamente R$ 5,3 milhões. Tão importante quantovalidar esta pesquisa, é garantir que este modelo atenderá também às demandas sociais de sustentabilidade, assunto de importância na conjectura para o desenvolvimento regional. O resultado encontrado pode ainda incentivar que as demais IES localizadas geograficamente próximas ao campus da IES em estudo adotem esta solução.

Biografia do Autor

  • Cícero Allan Barbosa Soares, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI - UFCA
    Engenheiro de Produção Mecânica com MBA - Especialista.

    Mestrando em Desenvolvimento Regional Sustentável
    MBA em Gestão de Projetos pela Estácio-RJ
    MBA em Gestão da Qualidade pela FAP-Ce.

    Experiência de 1,5 anos em Indústria Nacionail de Grande Porte,
    atuando como Supervisor de PPCP e Supervisor de Almoxarifado.

    Experiência de 06 anos em Indústria Nacionail de Médio Porte,
    atuando como Supervisor de Produção e Supervisor de PCP.

    Experiência de 02 anos em Indústria Multinacional de grande porte.
    Atuação em projetos Six Sigma, Projetos de Redução de Custos, Lean Manufacturing, Análise de Layout, Cronoanálise.

    Inglês Avançado.
    Alemão Básico.

    Nível intermediário em Internet e pacote Office.
  • Jeniffer de Nadae, Universidade Federal do Cariri - UFCA
    Professora Adjunta II da Universidade Federal do Cariri. Professor permanente do Mestrado em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER/UFCA). Pós Doutora em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP - 2019. Doutora em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP, linha de pesquisa Qualidade e Engenharia do Produto (QEP) -2016, doutorado Sanduíche Université du Québec à Trois-Rivières. Mestre em Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia de Bauru da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP/Bauru) no ano de 2010. Possui graduação em Administração de Empresas e Agronegócios (2008), pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP/UD-Tupã/SP). Pertence ao grupo de pesquisa do CNPQ pela universidade. Tem experiência na área de Administração, Gestão da Produção, Gestão por processos; Certificações integradas (ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, ISO 16001), Supply Chain Management e Sustentabilidade com os temas: gestão do conhecimento, comportamento do consumidor, análise mercadológica de feiras livres, estudo dos sistemas de gestão de empresas pertencentes a clusters, implantação integrada de sistemas de gestāo (ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e ISO 16001) e sustentabilidade baseada no conceito do triple bottom line.
  • Diego Coelho do Nascimento, Universidade Federal do Cariri, Centro de Ciências Sociais Aplicadas - CCSA.
    Licenciado em Geografia pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2010), Bacharel em Fisioterapia pela Faculdade Leão Sampaio – FALS (2011), Especialista em Geografia e Meio Ambiente pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2012), Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável da Universidade Federal do Ceará – UFC/ Campus Cariri e Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2018). Atualmente, é Professor Adjunto da Universidade Federal do Cariri (UFCA) atuando no curso de Administração Pública/Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Editor do periódico científico Ciência e Chefe da Divisão de Projetos e Grupos de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI) da UFCA. Liderou o Projeto Estratégico "Gestão da Sustentabilidade" e atuou como Chefe da Divisão de Educação para Sustentabilidade da Coordenadoria de Gestão de Sustentabilidade (CGS) da UFCA. Coordenador do Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas (LAURBS). Dedica-se à pesquisas no âmbito do Planejamento Urbano, Sustentabilidade, Desenvolvimento Regional, Problemáticas e Gestão Urbanas/Metropolitanas e Políticas Públicas.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA DA ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DO CEARÁ. (2021). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 10(2), 84-104. https://doi.org/10.19177/rgsa.v10e2202184-104

Artigos Semelhantes

1-10 de 1281

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.