DIFICULTADORES NA FORMULAÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA DE SANEAMENTO BÁSICO EM MUNICÍPIOS GOIANOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v10e32021174-196

Palavras-chave:

Formulação de Políticas, Políticas de Saneamento, Saneamento Básico, Plano Municipal de Saneamento Básico, Municípios Goianos.

Resumo

Este trabalho pretendeu analisar os dificultadores na formulação da Política Pública de Saneamento Básico em municípios goianos na percepção dos atores governamentais e não governamentais. A estratégia utilizada foi o estudo comparativo de casos, tendo como foco de pesquisa os municípios de Pontalina, Itapirapuã, Mossâmedes e Uirapuru, que atenderam a dois requisitos: a conclusão dos seus respectivos Planos Municipais de Saneamento Básico e população inferior a 20 mil habitantes. Para a coleta de dados, foram feitas entrevistas semiestruturadas e o tratamento das informações coletadas ocorreu mediante análise de conteúdo. Desde o processo de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico até a sanção da Política Pública de Saneamento nos municípios estudados, foram encontrados dificultadores, que podem ser agrupados em três eixos temáticos: comunicação; gestão municipal; participação e controle social. Entre os dificultadores encontrados, estão: a falta de quadro técnico especializado; dificuldade do município em aderir a programas de financiamento governamentais; descontinuidade administrativa; dificuldade em mobilizar a população para participar das audiências públicas, entre outros. Apenas o município de Itapirapuã não sancionou a Lei de Saneamento Básico.

Biografia do Autor

  • Gabriela Araújo Romão, Universidade Federal de Goiás
    Graduada em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUCGO). Mestra e doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
  • Estela Najberg, Universidade Federal de Goiás
    Pós-doutora pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa). Doutora, mestre e graduada em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV). Professora associada da Universidade Federal de Goiás, atuando nos cursos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) na Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (FACE-UFG).

Downloads

Publicado

2021-09-24

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DIFICULTADORES NA FORMULAÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA DE SANEAMENTO BÁSICO EM MUNICÍPIOS GOIANOS. (2021). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 10(3), 174-196. https://doi.org/10.19177/rgsa.v10e32021174-196

Artigos Semelhantes

1-10 de 1256

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.