DETERMINAÇÃO DA EQUAÇÃO REGIONALIZADA DE CHUVAS INTENSAS PARA A BACIA HIDROGRÁFICA DO COBRE EM SALVADOR-BA

Autores

  • Fabrício Ribeiro Garcia Universidade Federal da Bahia/ Mestrando em Engenharia Civil
  • Mauro José Alixandrini Júnior Universidade Federal da Bahia/ Professor

DOI:

https://doi.org/10.59306/rgsa.v12e12023e9332

Palavras-chave:

Distribuição de Gumbel, Intensidade-Duração-Frequência, Desagregação de chuvas

Resumo

O conhecimento sobre as chuvas intensas baseado nas equações de intensidade, duração e frequência é uma importante ferramenta no planejamento urbano e dimensionamento de projetos hidráulicos. A bacia hidrográfica do Rio do Cobre em Salvador-BA possui uma área de 20,65 km2, sendo a quinta maior bacia do município. A região possui uma densidade populacional de 4.319,56hab./km2, tendo ainda como agravante por ser um dos maiores territórios de pobreza da capital baiana, frequentemente sofre com problemas de alagamentos e inundações. Nesse sentido, este trabalho objetivou determinar as precipitações máximas associadas a diferentes períodos de retorno utilizando métodos probabilísticos e obter os parâmetros da equação regionalizada de chuvas intensas para a bacia hidrográfica do Rio do Cobre em Salvador. Para tanto, utilizou-se uma série histórica de 75 anos, a qual foi ajustada pela distribuição de extremos, ou distribuição de Gumbel, para obtenção das precipitações máximas. Os resultados dos parâmetros obtidos para equações IDF foram K= 360,1246, m=0,1992 e n=-0,61926, com um coeficiente de determinação r²=0,975.

Biografia do Autor

  • Fabrício Ribeiro Garcia, Universidade Federal da Bahia/ Mestrando em Engenharia Civil
    Possui graduação em Engenharia Civil (2012) pela Universidade Católica de Salvador e Engenharia Sanitária e Ambiental (2016) pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é mestrando no Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil com ênfase em Sistemas de Transportes e Informações Espaciais -PPEC/UFBA. Possui interesse nas áreas Engenharia Civil com ênfase em Hidráulica, Hidrologia, Drenagem Urbana, Sistemas de Informação Geográfica, Modelagem Matemática de Bacias Hidrográfica e temas afins.
  • Mauro José Alixandrini Júnior, Universidade Federal da Bahia/ Professor
    Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Federal do Paraná (2003) e Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e Doutorado em Fotogrametria e Sensoriamento Remoto na Universidade de Karlsruhe na Alemanha (2010). Atuamente está realizando Pós-Doutorado no Instituto de Geodésia do Karlsruhe Institute of Technology. Atua como Professor Adjunto da Universidade Federal da Bahia onde atua em disciplinas do curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPEC) na área de Informações Espaciais e no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROFAGUA). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em GIS, Sensoriamento Remoto e Fotogrametria.

Downloads

Publicado

2023-04-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DETERMINAÇÃO DA EQUAÇÃO REGIONALIZADA DE CHUVAS INTENSAS PARA A BACIA HIDROGRÁFICA DO COBRE EM SALVADOR-BA. (2023). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 12(1), e9332. https://doi.org/10.59306/rgsa.v12e12023e9332

Artigos Semelhantes

1-10 de 1253

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.