USO DA METODOLOGIA ANALYTIC HIERARCHY PROCESS PARA A SELEÇÃO DE FORNECEDORES: ESTUDO DE CASO NA LOGÍSTICA REVERSA DE PNEUS
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e020201011-1020Palavras-chave:
Análise Hierárquica de Processos. Logística Reversa. Seleção de Fornecedores. Sustentabilidade.Resumo
Contextualização: com o aumento na utilização dos recursos de produção, se evidencia a importância da logística reversa no sistema produtivo. Problema de pesquisa: todavia, a falta de conhecimento, capacidade processual ou a não realização por questões estratégicas abre precedente para seleciona e contratar, dentre as empresas terceiras, a mais apropriada. Justificativa: o artigo permite que instituições, mesmo não realizando por meios próprios, ainda sim, possam encontrar uma forma de serem mais sustentáveis. Objetivo: com isso, buscou-se utilizar uma ferramenta de seleção de fornecedores para desempenhar de forma efetiva o descarte e reutilização de materiais. Metodologia: através de um estudo de caso em uma empresa nacional produtora de pneus, aplicou-se o método Analytic Hierarchy Process, onde foram levantados os critérios de escolha de fornecedores e onde estes foram comparados em pares. Resultados: o estudo classificou por ordem de importância, aqueles mais significativos para a empresa em questão, apresentando relevância estatística (relação de consistência 0,04). Conclusão: com a utilização das técnicas, abriu-se procedente para que demais companhias possam melhor escolher seus fornecedores, contribuindo assim para a redução da exposição de substâncias contaminantes, em especial no Brasil, palco de doenças como dengue, malária e febre amarela, causadas parcialmente pelo descarte incorreto de produtos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em www.portaldeperiodicos.unisul.br.