Gestão socioambiental e sustentabilidade em instituições de ensino superior: uma proposta de seleção de portfólio bibliográfico

Autores

  • Cláudio Luiz de Freitas Universidade Federal de Santa Catarina
  • Leonardo Corrêa Chaves Universidade Federal de Santa Catarina
  • Leonardo Ensslin Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sandra Rolim Ensslin Universidade Federal de Santa Catarina
  • Elisete Dahmer Pfitscher Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ernesto Fernando Rodrigues Vicente Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v1e2201236-54

Palavras-chave:

SSeleção de Portfólio bibliográfico, Gestão socioambiental, Sustentabilidade, Instituições de ensino superior

Resumo

Em todo mundo, o crescimento de universidades tem ocorrido de forma acentuada. Este fato tem gerado maior utilização de recursos e, com isso, aumenta-se a pressão pela implantação de gestão socioambiental nas universidades. Sendo assim, o objetivo nesta pesquisa, de natureza exploratória e descritiva, é selecionar, de forma estruturada, um portfólio de trabalhos que evidencie o estado da arte das pesquisas sobre o tema gestão socioambiental em universidades. Para o atendimento do objetivo, foi utilizado o Knowledge Development Process - Constructivist (ProKnow-C) como instrumento de intervenção. Os resultados mostram que, de um universo de 992 artigos contidos em três bases de pesquisa de trabalhos científicos para um recorte temporal de 2002 a 2012, foram selecionados 14 trabalhos, com reconhecimento científico, ou potencial, alinhados à proposta temática da pesquisa.

Biografia do Autor

  • Leonardo Corrêa Chaves, Universidade Federal de Santa Catarina
    Leonardo Chaves é graduado em Ciência da Computação e Administração. Já trabalhou com desenvolvimento de Sistemas e na ára gerencial. Atualmente é aluno regular do programa de Pós-Graduação em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Leonardo Ensslin, Universidade Federal de Santa Catarina
    LEONARDO ENSSLIN concluiu o doutorado em Engenharia Industrial e Sistemas na University of Southern California em 1974. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Do ano 2000 em diante publicou mais de 12 artigos em periódicos internacionais especializados e mais de 30 artigos em periódicos nacionais e possui mais de 40 trabalhos apresentados em Congressos e Seminários. Publicou neste período 12 capítulos de livro e 3 livros. Participou do aperfeiçoamento e ou desenvolvimento de mais de 6 produtos tecnológicos. Orientou, em sua carreira, mais de 80 dissertações de Mestrado e 20 teses de doutorado e Co-orientou mais de 12 teses de doutorado. Recebeu 6 prêmios e/ou homenagens. Atualmente Coordena no LabMCDA-UFSC 3 projetos de Pesquisa na Área de Avaliação de Desempenho e Apoio à Decisão, envolvendo 5 docentes e cerca de 20 doutorandos e mestrandos.
  • Sandra Rolim Ensslin, Universidade Federal de Santa Catarina
    Possui graduação em Ciência Contábeis pela Universidade Católica de Pelotas (1991), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGC/UFSC) e professora adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Contabilidade e Engenharia de Produção, com ênfase em Ativos Intangíveis e Modelos Multicritérios (apoio á decisão), atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia multicritério de apoio à decisão (MCDA-C), apoio à decisão, avaliação de desempenho organizacional, capital intelectual, ativos intangíveis e pesquisa em contabilidade.

Downloads

Publicado

2012-12-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Gestão socioambiental e sustentabilidade em instituições de ensino superior: uma proposta de seleção de portfólio bibliográfico. (2012). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 1(2), 36-54. https://doi.org/10.19177/rgsa.v1e2201236-54

Artigos Semelhantes

1-10 de 1281

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.