CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA EMPRESARIAL: ESTUDO EM EMPRESAS DE GERENCIAMENTO E DESCARTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v10e2202165-83

Palavras-chave:

Sistema de Gestão Ambiental, Certificado ISO 14001, Competitividade.

Resumo

Os stakeholders pressionam as empresas para que elas assumam a responsabilidade ambiental, nesse sentido a gestão e certificação ambiental tornam-se um diferencial na construção de uma imagem positiva do negócio. Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar a adoção da certificação ambiental como estratégia empresarial em empresas de gerenciamento e descarte de resíduos sólidos. Para tanto, foi realizado um estudo de caso em duas empresas do Vale dos Sinos/RS cujos dados foram coletados através de pesquisa em sites institucionais e mídias sociais das empresas analisadas, além da aplicação de um questionário com questões abertas sobre o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e certificação. Os resultados mostram que as empresas percebem o SGA e a certificação ISO 14001 de grande importância para o reconhecimento do empreendimento no mercado, entre as estratégias para adoção da certificação estão o reconhecimento da marca, a prospecção de clientes e a competitividade de mercado.

Biografia do Autor

Flávia Monaco Vieira, Universidade La Salle

Graduadação em Ciências Contábeis pela Universidade Feevale (2007), especialização em Pericia Contábil pela Universidade Gama Filho (2010) e em Controladoria e Gestão pela Escola Aberta do Brasil (2013), mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais pela Universidade La Salle (2020). Analista II na Coordenadoria Geral de Contabilidade do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e Perita contábil judicial em processos trabalhista e cíveis.

Daniela da Cunha Silveira, Universidade La Salle

Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais pela Universidade La Salle (2020/2), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade La Salle - Canoas (2009/1). Atualmente sou professora de ciências e biologia da SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RS com turmas do ensino fundamental e médio, e professora na ESCOLA LUTERANA DE ENSINO MÉDIO MARTINHO LUTERO onde atuo como professora de biologia para o ensino médio e organização de projeto de iniciação cientifica para os anos iniciais e fundamental I.

Débora Carline Baierle, Universidade La Salle

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004), graduação em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010), Pós-graduada em Supervisão Escolar na Educação Básica, pelo Centro Universitário La Salle (2008) e mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais (2020). Leciona na Escola Municipal de Ensino Municipal Santa Marta de São Leopoldo/RS.

Maria Geraldina Venancio, Universidade La Salle

Graduação em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil (2004), especialização em Gestão Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, e Especialização em Psicopedagogia Institucional IESDE, pelo Instituto de Estudos Sociais e Desenvolvimento Educacional no Rio de Janeiro. Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais, pela na Universidade LaSalle (2021). Atua como Assistente Social e gestora de projetos na Associação Cultural e Beneficente Jardim de Infância Pinóquio. Tem experiência como docente no ensino superior, ministrando disciplinas do curso de Serviço Social da UNIASSELVI (2008-2019).

Judite Sanson de Bem, Universidade La Salle

Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), Doutorado em História Ibéro- Americana pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). Pós-doutorado em Geografia da UFRGS no Projeto: Direito à cidade, financeirização e transformações no regime urbano na metrópole de Porto Alegre/RS. Professora do Mestrado Profissional e Doutorado Acadêmico em Memória Social e Bens Culturais da UNILASALLE e do Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais na Universidade LaSalle. Possui experiência em Economia, com ênfase no Crescimento, Economia da Cultura, Economia do Trabalho, Planejamento Regional, Economia Ambiental, Economia Regional e Urbana. Responsável pelo estudo e desenvolvimento da análise econômica da COREDE Sinos-RS. Trabalha principalmente nos seguintes temas: Economia da Cultura, Indústrias Criativas, Desenvolvimento Regional e Urbano, Economia do Trabalho, Economia do Meio Ambiente. Participa, como pesquisadora, do Núcleo Porto Alegre do Observatório das Metrópoles (INCT/CNPq).

Downloads

Publicado

2021-06-30

Edição

Seção

Artigos