A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ACADÊMICA A RESPEITO DA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO SETOR LITORAL DA UFPR

Autores

  • Sandra Simm Rohrich Universidade Federal do Paraná http://orcid.org/0000-0002-7539-576X
  • Juliane Borges Pereira Universidade Federal do Paraná
  • Aline de Oliveira Gonçalves Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

sustentabilidade, resíduos sólidos, Universidade.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi descrever a percepção da comunidade acadêmica a respeito da gestão de resíduos sólidos no Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná, localizado no município de Matinhos, no litoral do Estado. O artigo apresentou conceitos como sustentabilidade, gestão ambiental, políticas públicas e gestão de resíduos sólidos para articular as perspectivas de análise. O estudo realizado justifica-se devido à complexidade no atendimento dos requisitos para a gestão de resíduos em um ambiente dinâmico como um campus universitário, de tal modo que se reflitam nas rotinas de sua comunidade acadêmica. Além da justificativa prática, a sustentabilidade nas IES é um campo de estudo que vem se ampliando em âmbito internacional e nacional. A metodologia aplicada foi de natureza quantitativa e descritiva, uma vez que visou retratar de forma extensiva a percepção ambiental de estudantes, técnico-administrativos e docentes do Setor. Entre os resultados obtidos está que a comunidade acadêmica percebe a existência das lixeiras para a separação de resíduos, mas declara que nem sempre faz o descarte correto dos rejeitos. O público analisado também não demonstrou conhecer e estar envolvido com as práticas para a sustentabilidade nas Instituições de Ensino Superior. As conclusões indicam que, para que a comunidade acadêmica possa ser um agente de mudanças na sociedade, se faz necessária a promoção de ações de educação e sensibilização ambiental, assim como a ampla divulgação do Plano de Logística Sustentável da UFPR.

Biografia do Autor

Sandra Simm Rohrich, Universidade Federal do Paraná

Administradora, Mestre em Administração (UFPR) e Doutora em Política Científica e Tecnológica(UNICAMP). Professora do Curso de Bacharelado em Gestão e Empreendedorismo no Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná

Juliane Borges Pereira, Universidade Federal do Paraná

Engenheira Agrônoma da Universidade Federal do Paraná. Especialista em Gestão Ambiental.

Aline de Oliveira Gonçalves, Universidade Federal do Paraná

Jornalista da Universidade Federal do PAraná. Mestre em Comunicação(UFPR). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE-UTFPR)

Downloads

Publicado

2022-03-14

Edição

Seção

Artigos