VIABILIDADE NO APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL PARA USOS NÃO POTÁVEIS: ESTUDO DE CASO EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO DE LONDRINA-PR
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e02020935-953Palavras-chave:
Sustentabilidade hídrica. Aproveitamento de Água pluvial. Educação Ambiental.Resumo
O artigo aborda a sustentabilidade no uso do recurso hídrico a partir de estudo de viabilidade no aproveitamento de água pluvial para usos não potáveis em uma instituição pública de ensino em Londrina, buscando conhecer o potencial de economia do sistema e servindo como parâmetro para projetos sustentáveis. Realizou-se o levantamento do perfil de consumo final de água da instituição através de observações, entrevistas e faturas. Através dos índices pluviométricos da cidade e do software Netuno, dimensionou-se os volumes dos reservatórios para armazenamento da água pluvial captada, apresentando uma proposta de implantação de cisternas na instituição. Os resultados apontaram a parcela de 66,24% de água consumida para fins não potáveis, das quais 64,67% destinam-se às bacias sanitárias. Obteve-se um potencial de economia de água potável de 55,55% quando implantada uma cisterna de 17.000L de capacidade, apontando para a substituição parcial da água potável por pluvial. Com o custo inicial para a implantação do sistema de R$ 11.257,00, e tempo de retorno do investimento de 5 anos e 9 meses, a proposta apresentou-se viável economicamente para a instituição analisada, devido ao seu caráter sustentável, e ao efeito multiplicador que o ambiente escolar proporciona, com a inclusão de saberes e práticas ambientais que podem ser trabalhadas em sala de aula.
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