DESIGNAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS. UMA PROPOSTA DE GESTÃO AMBIENTAL PARA A EMPRESA DE PEQUENO PORTE SÓ FITAS LIMITADA

Autores

  • Luiz Fernando Fernandes Pontes Universidade do Estado Amazonas
  • Thalita Souza e Souza Universidade do Estado do Amazonas
  • Wallace Oliveira Nunes Júnior Universidade Do Estado do Amazonas
  • Elisãngela Leitão de Oliveira Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.59306/rgsa.v10e12021143-162

Palavras-chave:

Resíduos Sólidos, Logística Reversa, Reciclagem, Polietileno de Baixa Densidade, Gestão Ambiental

Resumo

A reciclagem e a logística reversa tem se tornado, imprescindíveis no processo de reutilização dos resíduos plásticos, uma vez que seu processo de decomposição natural é longo e crítico ao equilíbrio ecológico, pois leva em média 100 anos para total decomposição, causando impactos ambientais. Este trabalho teve por objetivo realizar um estudo do processo de reciclagem do plástico Polietileno de Baixa Densidade (PEBD), para ao final sugerir um modelo de gestão de resíduos sólidos à empresa Só Fitas Comércio De Embalagens E Materiais Plásticos Limitada, baseando-se em modelos existentes, que vise a redução dos impactos ambientais, utilizando da logística reversa. Para isso, realizou-se uma pesquisa exploratória, com abordagem quali-quantitativa e quanto aos procedimentos a pesquisa foi bibliográfica, documental e estudo de caso. Para a coleta de dados, realizaram-se as pesquisas bibliográficas em páginas da Internet, além de livros e artigos encontrados em forma digital. Quanto a pesquisa documental, foi utilizado o Certificado de Destinação de Resíduos e o Relatório de Formação de Preços para elaboração das tabelas. Com os resultados obtidos, conclui-se que o modelo mais adequado para empresa é o de fabricação de filme stretch reciclado, o que ocasionaria numa redução de custo de matéria prima, a implantação de um novo produto, além de poder ser utilizado como estratégia de imagem e influenciar outras empresas a aderirem ao desenvolvimento sustentável.

Biografia do Autor

  • Luiz Fernando Fernandes Pontes, Universidade do Estado Amazonas
    Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Amazonas. Pós Graduando em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Universidade do Estado do Amazonas.
  • Thalita Souza e Souza, Universidade do Estado do Amazonas
    Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Amazonas
  • Wallace Oliveira Nunes Júnior, Universidade Do Estado do Amazonas
    Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Amazonas.
  • Elisãngela Leitão de Oliveira, Universidade do Estado do Amazonas
    Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Integrado de Ensino Superior do Amazonas. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora no curso de Ciências Contábeis na Universidade do Estado do Amazonas.

Downloads

Publicado

2021-05-31

Edição

Seção

Estudos de Caso

Como Citar

DESIGNAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS. UMA PROPOSTA DE GESTÃO AMBIENTAL PARA A EMPRESA DE PEQUENO PORTE SÓ FITAS LIMITADA. (2021). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 10(1), 143-162. https://doi.org/10.59306/rgsa.v10e12021143-162

Artigos Semelhantes

1-10 de 1282

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.