SUSTENTABILIDADE NAS EMPRESAS: UMA ANÁLISE DA GERAÇÃO DE VALOR ECONÔMICO PELA ADOÇÃO DO ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL (ISE)

Autores

  • Thais Paola Grandi Instituto Superior de Administração e Economia
  • Vanessa Pereira Jasinski Instituto Superior de Administração e Economia.
  • Cleverson Vitorio Andreoli Instituto Superior de Administração e Economia

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e42020761-779

Palavras-chave:

Índice de Sustentabilidade Empresarial, sustentabilidade, responsabilidade social corporativa, valor de mercado empresarial, índice de ações.

Resumo

A atenção acerca da gestão ambiental tem crescido em todos os segmentos de mercado. A sociedade passou a demandar maior accountability por parte das empresas e, hoje, há legítima preocupação com a responsabilidade social e as condições ambientais. Dentro desse contexto, o presente artigo teve por objetivo analisar o quanto a adoção de práticas sustentáveis impacta na geração de valor de mercado para as empresas. Para isso, foi realizada uma análise comparativa entre o valor de mercado e o preço médio das ações de empresas que compõem a carteira ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) com outras empresas do mesmo setor que não compõem a carteira ISE, mas também estão listadas na bolsa de valores brasileira, a B3. Os resultados mostram que a aplicação estratégica do conceito de sustentabilidade pode resultar em um retorno financeiro às empresas e que isso pode significar uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes, ou mesmo uma forma de se destacar no mercado, visto que a sociedade de uma forma geral está cada vez mais atenta às “empresas sustentáveis”.

Biografia do Autor

Thais Paola Grandi, Instituto Superior de Administração e Economia

Formação: Economista (UFRGS), Especialista em Gestão Contábil, Mestranda em Governança e Sustentabilidade.

atua: Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE)

 

 

Vanessa Pereira Jasinski, Instituto Superior de Administração e Economia.

Engenheira Ambiental e Sanitarista, especialista em Gestão Ambiental e Sustentabilidade, especialista em Gestão da Qualidade - Six Sigma, MBA em Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM) e e Mestranda em Governança e Sustentabilidade

Cleverson Vitorio Andreoli, Instituto Superior de Administração e Economia

Engenheiro Agrônomo (Universidade Federal do Paraná 1980), Mestre em Ciências do Solo (Universidade Federal do Paraná 1989) e Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento (Universidade Federal do Paraná 1999). Atualmente é professor no mestrado profissional em Governança e Sustentabilidade do ISAE e diretor da empresa de consultoria ambiental Andreoli Engenheiros Associados.

Downloads

Publicado

2020-12-29

Edição

Seção

Artigos