SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE RESÍDUOS: PROPOSTA DE REAPROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS EM UMA FÁBRICA DE AÇAÍ.

Autores

  • Robson Corrêa Mendes Universidade Federal do Pará Universidade Anhanguera
  • Marinilma Tenório Lourinho Universidade Anhanguera
  • Deuziana Batista Lourinho Universidade Anhanguera.
  • Walber Everk Araujo Lopes Universidade Anhanguera.
  • Paulo Sérgio Silva da Costa Universidade Anhanguera.

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e32020763-780

Palavras-chave:

Resíduos sólidos de açaí. Preservação ambiental. Sustentabilidade.

Resumo

presente pesquisa pretende estar à frente de problemas ambientais e sócios culturais. É de responsabilidade das empresas observarem suas ações em relação à preservação do meio ambiente e melhorias sociais a localidade onde se encontram. Assim, este estudo tem como objetivo fazer uma análise e posterior proposta de melhoria, junto à empresa Açaí Miriense, situada na cidade de Igarapé-Miri, que atua no ramo de fabricação e exportação de polpa de açaí. A análise dos processos de fabricação foi desenvolvida por meio de visitações à empresa e relatos do proprietário da empresa e batedores da região sobre o que fazer com o excesso de caroço que até então não tinha nenhuma utilidade ao negócio, apenas despesas com o custeio do seu descarte adequado. Assim, a equipe teve a ideia de analisar as possibilidades de reaproveitamento dos resíduos sólidos provenientes da extração da polpa do açaí para a confecção e venda de suvenires e outros acessórios culturais comuns da localidade. A empresa apresenta disponibilidade e capacidade para realizar a implantação do departamento de fabricação de suvenires para fomentar suas atividades e também a renda do município de forma sustentável.

Biografia do Autor

Robson Corrêa Mendes, Universidade Federal do Pará Universidade Anhanguera

Licenciado em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Pará; Bacharel em Administração pela Universidade Anhanguera; Bolsista de Iniciação Científica do CNPQ.

Marinilma Tenório Lourinho, Universidade Anhanguera

Bacharel em Administração pela Universidade Anhanguera; Funcionária pública no setor de finanças da prefeitura municipal de Igarapé-Miri/Pa.

Deuziana Batista Lourinho, Universidade Anhanguera.

Bacharel em Administração pela Universidade Anhanguera; Empresária no ramo de confecções no município de Igarapé-Miri/Pa.

Walber Everk Araujo Lopes, Universidade Anhanguera.

Bacharel em Administração pela Universidade Anhanguera.

Paulo Sérgio Silva da Costa, Universidade Anhanguera.

Bacharel em Administração pela Universidade Anhanguera.

Downloads

Publicado

2020-09-30

Edição

Seção

Artigos