MERCADO E LEGISLAÇÃO: VETORES DA COMPLIANCE AMBIENTAL

Autores

  • Mario Angelo de Meneses Sousa Universidade Federal do Piaui-UFPI
  • José Machado Moita Neto Universidade Federal do Piaui-UFPI
  • Elaine Aparecida da Silva Universidade Federal do Piaui -UFPI

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e22020710-734

Palavras-chave:

Compliance Ambiental. Gestão Ambiental. Programa de integridade.

Resumo

Ao longo das últimas décadas, com o aumento da compreensão crítica acerca das questões ambientais no mundo, associado a um crescimento quantitativo e qualitativo das leis protetivas do meio ambiente, tem-se exigido das empresas ações de prevenções voltadas para a redução do consumo, riscos e impactos ambientais de suas atividades. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo expor, em forma de revisão bibliográfica, a importância do mercado e da legislação como vetores do compliance ambiental para projetar as empresas no mundo globalizado. Um adequado programa de compliance, que inclua a componente ambiental, é o caminho a ser tomado por empresas que atuam em mercados competitivos. Mesmo assim, não são todas as empresas que entendem a importância de buscar uma postura pró-ativa em relação aos riscos ambientais, assim como o uso dos instrumentos para proteção ambiental. Incluir a compliance ambiental no programa de compliance de uma empresa pública ou privada é reconhecer a necessidade de responsabilidade socioambiental corporativa neste cenário de legislação ambiental exigente e mercado globalizado altamente competitivo.

 

 

Biografia do Autor

Mario Angelo de Meneses Sousa, Universidade Federal do Piaui-UFPI

Coordenação de Geografia-CCHL-UFPI

José Machado Moita Neto, Universidade Federal do Piaui-UFPI

Departamento de Quimica-UFPI

 

 

 

Elaine Aparecida da Silva, Universidade Federal do Piaui -UFPI

Departamento de Recursos Hídricos, Geotecnia e Saneamento Ambiental e ao programa de pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - UFPI 

 

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Publicado

2020-07-17

Edição

Seção

Estudos de Caso