BIOCOMPÓSITO DE POLIETILENO DE ALTA DENSIDADE COM CASCA DE ARROZ E OXIBIODEGRADANTE ORGÂNICO PARA A PRODUÇÃO DE EMBALAGENS BIODEGRADÁVEIS

Autores

  • Cristiano Cunha Costa Universidade Federal de Sergipe
  • Zora Ionara Gama dos Santos Departamento de Engenharia de Materiais Universidade Federal de Sergipe
  • Marcelo Massayoshi Ueki Departamento de Engenharia de Materiais Universidade Federal de Sergipe
  • Luís Eduardo Almeida Departamento de Engenharia de Materiais Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e32020202-216

Palavras-chave:

Stress cracking. Agente tensoativo. Casca de arroz. Oxibiodegradante. Embalagem biodegradável.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo estudar um biocompósito de polietileno de alta densidade com casca de arroz e oxibiodegradante orgânico com resistência ao fenômeno do stress cracking (ESC) para a produção de embalagens. Para isto, foram produzidos 2 compósitos: um de polietileno de alta densidade com 20% de casca de arroz (PEAD/CA) e outro de polietileno com casca de arroz e oxibiodegradante orgânico (PEAD/CA/EG). Foram realizados ensaios mecânicos de tração com e sem agente tensoativo causador de stress cracking. As imagens de MEV mostraram a formação de microfibrilas entre as partículas de casca dearroz e o polietileno, demonstrando uma boa adesão entre a partícula e a matriz polimérica. Para a deformação na ruptura, tensão de escoamento e módulo de elasticidade, o compósito PEAD/CA/EG não apresentou diferença significativa ao realizar os ensaios mecânicos com e sem o agente causador de stress cracking. Conclui-se que o compósito PEAD/CA/EG mostrou resultados interessantes, pois o oxibiodegradante orgânico não influenciou os testes com e sem o agente de stress cracking, sendo um biocompósito interessante para ser utilizado para a injeção de embalagens de xampus, sabonetes, detergentes, entre outros.

Biografia do Autor

  • Cristiano Cunha Costa, Universidade Federal de Sergipe
    Possui graduação em ENGENHARIA FLORESTAL pela Universidade Federal de Sergipe (2008), mestrado em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Sergipe (2011) e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Sergipe (2018). Atua na área de ciências florestais, educação ambiental e polímeros biodegradáveis. 
  • Zora Ionara Gama dos Santos, Departamento de Engenharia de Materiais Universidade Federal de Sergipe
    Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal da Paraíba (1997), mestrado em Engenharia de Processos pela Universidade Federal da Paraíba (2000) e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Campina Grande (2012). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal de Sergipe, atuando no Curso de Engenharia de Materiais desta Instituição. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Compósitos e Mecânica da Fratura.
  • Marcelo Massayoshi Ueki, Departamento de Engenharia de Materiais Universidade Federal de Sergipe
    Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1994), mestrado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1997) e doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (2003). Atualmente é professor adjunto IV do Departamento de Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Sergipe. Foi analista de processos tecnológicos III, no Núcleo de Polímeros - SENAI CIMATEC de 2005 a 2009. Foi engenheiro sênior de pesquisa e desenvolvimento na Divisão de P&D da A.W. Faber Castell S.A. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais, com ênfase em Polímeros, Aplicações, atuando principalmente nos seguintes temas: blendas, reologia e processamento de polímeros, compósitos com fibras naturais. Coordenou projetos de P&D na área de compósitos de polímero-madeira, financiado pela FINEP. Orienta e co-orienta alunos de pós-graduação e graduação na área de polímeros. Diretor da ABPol Regional Nordeste (2016-2017)
  • Luís Eduardo Almeida, Departamento de Engenharia de Materiais Universidade Federal de Sergipe
    Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Sergipe (1992), mestrado em Físico-Química pelo Instituto de Química de São Carlos-USP (1996), doutorado em Físico-Química pelo Instituto de Química de São Carlos-USP (2000) e Pós-Doutorado no Institut de Sciences des Matériaux de Mulhouse (2010). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Sergipe. Foi professor do Departamento de Química até novembro de 2008. Atualmente é professor do Departamento de Ciência e Engenharia de Materiais. É docente permanente do Programa Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (mestrado/doutorado) da UFS e foi Coordenador do Programa por dois biênios de 2013 a 2016. Nosso interesse em pesquisa envolve o estudo de biomateriais aplicados na engenharia tecidual e transportadores de fármacos bem como o estudo das interações de fármacos com sistemas biomiméticos modelo. 

Downloads

Publicado

2020-09-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BIOCOMPÓSITO DE POLIETILENO DE ALTA DENSIDADE COM CASCA DE ARROZ E OXIBIODEGRADANTE ORGÂNICO PARA A PRODUÇÃO DE EMBALAGENS BIODEGRADÁVEIS. (2020). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 9(3), 202-216. https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e32020202-216

Artigos Semelhantes

1-10 de 1247

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.