AVALIAÇÃO AMBIENTAL DA ÁGUA SUPERFICIAL DO ARROIO SCHMIDT (CAMPO BOM, RS), POR MEIO DE ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICA, BIOLÓGICA E TOXICOLÓGICA EM DOIS PONTOS
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e32019159-171Palavras-chave:
Sociedade de risco, Gestão ambiental, responsabilidade ambiental, sociedade industrialResumo
A poluição dos corpos hídricos constitui um dos grandes problemas ambientais causados pelo crescimento populacional e lançamento de resíduos industriais e domésticos, podendo causar danos irreversíveis à biota e a população humana. O Arroio Schmidt está localizado no munícipio de Campo Bom/RS, na região do Vale dos Sinos, sendo um afluente do Rio dos Sinos. O monitoramento realizado avaliou a qualidade da água do arroio por meio de análises químicas, biológicas e toxicológicas em dois pontos com 1,6 km de distância entre si. Realizaram-se análises relacionadas ao potencial de hidrogênio (pH), oxigênio dissolvido (OD), demanda bioquímica de oxigênio (DBO), cor aparente, condutividade, coliformes totais e cafeína. Esses parâmetros foram comparados com os limites estipulados pela Resolução 357/2005 do CONAMA, que dispõe sobre o enquadramento dos recursos hídricos do país. De acordo com a avaliação dos dois pontos de coleta, o Arroio Schmidt enquadra-se na classe 4, ou seja, passível de uso apenas para navegação e harmonia paisagística.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em www.portaldeperiodicos.unisul.br.