RENOVABIO: A CERTIFICAÇÃO, TECNOLOGIA E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA NA PRODUÇÃO DE CANA-DE-ACÚCAR COM SUSTENTABILIDADE

Autores

  • Débora Zumkeller Sabonaro Universidade Federal de São Carlos- UFSCAR
  • Cleber Zumkeller Sabonaro Mestrando Procam- IEE- USP São Paulo
  • Janaina Braga do Carmo Professora e Pesquisadora Universidade Federal de São Carlos (Ufscar Sorocaba).

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e32019725-735

Palavras-chave:

Tecnologia, Cana-de-açúcar, Gestão ambiental.

Resumo

Em meio às crises do petróleo e a necessidade de desenvolver novas fontes de energias alternativas, dentre essas os biocombustíveis são de grande importância, onde o álcool etílico é o destaque, e o maior responsável pela expansão da cana-de-açúcar no Estado de São Paulo. Este estudo apresenta como objetivo central conhecer os principais aspectos que norteiam a legislação no sentido de ampliação da produção de cana-de-açúcar com sustentabilidade e importância da transferência de tecnologia para o produtor rural. Dessa maneira, ele caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, utilizando a revisão como técnica de coleta de dados. Para o desenvolvimento desta investigação realizou-se uma revisão da literatura relacionada aos assuntos sobre gestão ambiental, tecnologia, certificação com a legislação ambiental, em destaque para RenovaBio, Lei nº 13.576/17.  O Art. 18. desta Lei, determina que a  certificação da produção ou importação eficiente de biocombustíveis terá como prioridade o aumento da eficiência, com base em avaliação do ciclo de vida, em termos de conteúdo energético com menor emissão de gases causadores do efeito estufa em comparação às emissões auferidas pelo combustível fóssil. A iniciativa do processo de certificação será fundamental para a produção com sustentabilidade, visto que com o aumento da produção de cana de açúcar, o desmatamento poderia ser um das principais consequências. Desta forma o incentivo para quem produz com sustentabilidade beneficiará não somente o meio ambiente, mas também o produtor rural, que se beneficiará da transferência de tecnologia e terá suporte de manejo para produzir com sustentabilidade.

 

Biografia do Autor

  • Débora Zumkeller Sabonaro, Universidade Federal de São Carlos- UFSCAR
    Professora, Pesquisadora, com Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Botucatu (2003), Mestrado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006), Doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Rio Claro. Aluno Especial em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo - USP - SP. Tenho experiência na área de Tecnologia (Patentes e softwares), Ciências Ambientais: Conservação dos Recursos Naturais, Recuperação de Áreas Degradadas, Gestão Ambiental, Gestão e Controle do Meio Ambiente, Solos, Mecânica de Solos, Ecologia e Recursos Florestais. Participei dos projetos temático Fapesp que forneceram subsídios para o estabelecimento de várias resoluções em Recuperação de áreas degradadas da SMA-SP (ver Portaria conjunta CINP/CPRN, de 11/06/2002; Resoluções SMA-SP 21/2001, alterada pelas Resolução SMA-SP 47/06 e 08/2007; SMA-SP 11/2002, 15/2002; 47/03, 48/04, 57/06 e 47/06. Professora da Universidade Federal de São Carlos (2012); Professora e Pesquisadora da Universidade de Sorocaba - graduação e Professora e Pesquisadora da Universidade de Sorocaba - Pós Graduação Stricto Senso: Mestrado em Processos tecnológicos e Ambientais com participação do Grupo de Pesquisa do CNPQ: Processos Tecnológicos e Ambientais. Participação na Coordenação e Professora da Disciplina do MBA (2017): "Tópicos Avançados em Projetos Ambientais" na Universidade Federal de São Carlos: "Restauração, Licenciamento e Adequação Ambiental". Atualmente é Bolsista Fapesp de Pós Doutorado - integrante do projeto temático Fapesp: 'Consequências ambientais da conversão pastagem-cana-de-açúcar e intensificação de pastagens'. com participação no grupo de pesquisa: Biotecnologia e Biomonitoramento. (Fonte: Currículo Lattes)
  • Cleber Zumkeller Sabonaro, Mestrando Procam- IEE- USP São Paulo
    Economista Universidade de São Paulo (USP), Mestrando Procam- IEE- USP São Paulo.

     

  • Janaina Braga do Carmo, Professora e Pesquisadora Universidade Federal de São Carlos (Ufscar Sorocaba).

    Professora e Pesquisadora Universidade Federal
    de São Carlos (Ufscar Sorocaba) - Departamento de Ciências Ambientais.

Downloads

Publicado

2019-10-03

Edição

Seção

Estudos de Caso

Como Citar

RENOVABIO: A CERTIFICAÇÃO, TECNOLOGIA E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA NA PRODUÇÃO DE CANA-DE-ACÚCAR COM SUSTENTABILIDADE. (2019). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 8(3), 725-735. https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e32019725-735

Artigos Semelhantes

1-10 de 1281

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.