DINÂMICA OCUPACIONAL NO CULTIVO DA UVA NOS MUNICÍPIOS DE PETROLINA (PE) E JUAZEIRO (BA), NOS ANOS DE 2005 E 2015

Autores

  • José Ediglê Alcantara Moura Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Maria Jeanne Gonzaga de Paiva Universidade Regional do Cariri (URCA)

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e42019199-216

Palavras-chave:

Cultivo de Uva, Postos de trabalho, Fruticultura Irrigada.

Resumo

A região do Submédio do São Francisco se destaca pelos municípios de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) que são reconhecidas internacionalmente na produção de frutas tropicais a fim de atender especialmente o mercado externo, aproveitando as vantagens comparativas como condições edafoclimáticas privilegiadas, alta insolação e baixa umidade do ar. Nesse contexto, a pesquisa tem por objetivo analisar o comportamento do mercado de trabalho formal no cultivo de uva no submédio do São Francisco. Para isso, faz-se uma revisão de literatura acerca do tema exposto e em seguida, uma análise empírica dos dados secundários obtidos junto à Produção Agrícola Municipal (PAM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE). Os principais resultados revelam que a produtividade por área cultivada não apresenta grandes variações no período. Em relação ao mercado de trabalho no cultivo de uva, viu-se elevar-se o número de postos formais de trabalho, por outro lado, as estatísticas descritivas evidenciam a predominância da ocupação notadamente masculina com idade entre 30 a 39 anos e baixa escolaridade formal com 84,85% dos trabalhadores alocados na faixa de rendimento de mais de 01 a 02 salários mínimos.

Biografia do Autor

  • José Ediglê Alcantara Moura, Universidade Regional do Cariri (URCA)
    Graduado em Ciências Econômicas pela URCA; Mestrando em Economia Rural pela UFC-Universidade Federal do Ceará
  • Maria Jeanne Gonzaga de Paiva, Universidade Regional do Cariri (URCA)
    Doutoranda em Economia pela UFF-Universidade Federal Fluminense; Professsor Adjunto do Departamento de Economia e Líder do grupo de pesquisa do CNPq Genur ( grupo de estudos em negócios urbanos e rurais)

Downloads

Publicado

2020-01-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DINÂMICA OCUPACIONAL NO CULTIVO DA UVA NOS MUNICÍPIOS DE PETROLINA (PE) E JUAZEIRO (BA), NOS ANOS DE 2005 E 2015. (2020). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 8(4), 199-216. https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e42019199-216

Artigos Semelhantes

1-10 de 1265

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.