UMA AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE URBANA À LUZ DO BARÔMETRO DE SUSTENTABILIDADE NO BAIRRO DE MÃE LUIZA, NATAL – RN

Autores

  • Natasha Rego Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
  • Pedro Vieira de Azevedo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e32019760-784

Palavras-chave:

Bairros. Sustentabilidade urbana. Indicadores de sustentabilidade local

Resumo

A sustentabilidade urbana tornou-se uma ideia muito discutida nos últimos anos, com crescente utilização no segmento de gestão e planejamento urbanos, apesar da ausência de consenso sobre o tema. Os conflitos socioambientais latentes na cidade trazem à tona a necessidade de se operacionalizar o desenvolvimento tido como sustentável, através do uso de indicadores de sustentabilidade. Nesse contexto, o bairro aparece como um dos lócus ideais para empreender a análise da sustentabilidade, em razão de sua escala possível de compreender essa porção enquanto território urbano e lugar. Esse trabalho objetivou avaliar a sustentabilidade do bairro de Mãe Luiza situado na cidade de Natal-RN, pela ótica do Barômetro de Sustentabilidade. Os resultados indicam que o bairro estudado ocupa uma posição intermediária de acordo com a metodologia da ferramenta, necessitando, deste modo, de políticas públicas que melhorem esse quadro.

Biografia do Autor

Natasha Rego, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Mestranda do  Programa de Pós Graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais (PPgUSRN) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Pedro Vieira de Azevedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Professor Doutor do  Programa de Pós Graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais (PPgUSRN) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

2019-10-03

Edição

Seção

Estudos de Caso