MODELAGEM DE PROCESSOS NO ATENDIMENTO AOS DESASTRES
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v7e02018303-323Palavras-chave:
Logística Humanitária, Gerenciamento de Processos de Negócio.Resumo
Organizações humanitárias trabalham em ambientes voláteis, envolvendo uma variedade de atores com diferentes habilidades e conhecimentos. O serviço de emergência às vítimas de desastres exige uma rápida tomada de decisão. É difícil distribuir tarefas para quem é menos experiente e há poucas ferramentas para auxiliar os tomadores de decisão nestes ambientes de alta pressão. A abordagem apresentada neste artigo, está relacionada com o modelo de referência de tarefas de logística humanitária (ReferenceTask Model - RTM), usando o Gerenciamento de Processos de Negócio (Bussiness Process Management- BPM). Especifica-se os processos usando a notação BPMN e, a título de ilustração, um pequeno exemplo utilizando o software Bizagi. Desta forma, decisões podem ser tomadas para gerir de forma eficiente o fluxo de materiais ao longo da cadeia de suprimentos em operações humanitárias, minimizando o tempo de resposta para eventos de desastres.
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