ANÁLISE DA GESTÃO AMBIENTAL DE UMA MINERADORA DE CALCÁRIO

Autores

  • Mab Raísa Corrêa Leão Silva
  • Marcelo Dias Lopes
  • Rafael Lopes Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e3202073-91

Palavras-chave:

Processo produtivo. Mineração. Ferramentas de gestão. Gerenciamento Ambiental.

Resumo

O município de Caçapava do Sul responde pela maior parte da produção de calcário do estado do Rio Grande do Sul. O calcário, amplamente utilizado como corretivo da acidez do solo é extraído através do método de lavra em mina a céu aberto. A mineração de calcário é o principal setor responsável pela economia do município, gerando uma quantidade significativa de empregos. Deste modo, torna-se de grande importância a identificação e o controle dos impactos que este setor provoca no meio ambiente, garantindo assim um ambiente ecologicamente equilibrado para as futuras gerações. O presente trabalho objetivou compreender os aspectos gerais da produção de calcário, avaliando as pressões ambientais, ações de gerenciamento e gestão ambiental da empresa. Para isto, foram realizadas visitas ao local, aplicação de questionários, utilização das ferramentas FMEA e 5S além de consultas a legislação vigente. Conclui-se que a mineradora apresenta ações de gerenciamento ambiental e está de acordo com as exigências estabelecidas pelo órgão ambiental competente.

Biografia do Autor

  • Mab Raísa Corrêa Leão Silva
    Engenheira Ambiental e Sanitarista (Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA/RS), Engenheira de Segurança do Trabalho (Universidade Candido Mendes- UCAM/RJ), Gestora Ambiental (Centro Universitário Internacional- UNINTER/PR), Especialista em Perícia e Auditoria Ambiental (Centro Universitário Internacional- UNINTER/PR), Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior (Centro Universitário Internacional- UNINTER/PR) e Mestre em Tecnologia Mineral (Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA/RS).
  • Marcelo Dias Lopes
    Administrador de Empresas (Universidade da Região da Campanha – URCAMP/RS), MBA em Gestão de Recursos Humanos (Centro Universitário Internacional- UNINTER/PR). Especialista em Formação Docente para EAD (Centro Universitário Internacional- UNINTER/PR), Tutor presencial UNINTER polo Caçapava do Sul.
  • Rafael Lopes Ferreira
    Gestor Ambiental (Faculdades Integradas Camões / PR), Especialista em Biotecnologia (Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental (UTFPR). Professor Orientador do Centro Universitário Internacional (UNINTER).

Downloads

Publicado

2020-09-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ANÁLISE DA GESTÃO AMBIENTAL DE UMA MINERADORA DE CALCÁRIO. (2020). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 9(3), 73-91. https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e3202073-91

Artigos Semelhantes

1-10 de 1284

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.