DINÂMICA DA PESCA ARTESANAL E ESTRUTURA POPULACIONAL ESPAÇO-TEMPORAL DO CAMARÃO MARINHO (PENAEIDAE): SUBSÍDIOS PARA GESTÃO DA PESCA.
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e32020343-377Palavras-chave:
Monitoramento pesqueiro, Variáveis ambientais, Arrastão de praia, Xiphopenaes kroyeri, Litopenaeus schmittiResumo
A pesca do camarão marinho é uma das principais atividades desenvolvidas pela comunidade de pescadores da enseada de Lucena, Paraíba. O objetivo deste artigo foi caracterizar a dinâmica espaço-temporal da pesca artesanal do camarão marinho na enseada da praia de Lucena-Paraíba com informações sobre produção, fatores ambientais e reprodutivos das espécies de camarões economicamente mais importantes para subsidiar futuros planos de gestão da pesca nesta região. A pesquisa de campo ocorreu no período de Janeiro/2016 a Dezembro/2016 com coleta de dados abióticos e bióticos nos locais de desembarque dos arrastões de praia. Os resultados apontam que as espécies mais incidentes são o Xiphopenaeus kroyeri e Litopenaeus schmitti e que variam sua frequência na produção com relação aos locais e épocas do ano. Além disso as variáveis ambientais mais influentes na pesca foram a batimetria, MO, DO, pluviosidade e nitrito. Quanto a reprodução, as espécies apresentaram comportamentos diferentes e a espécie X. kroyeri apresentou redução de tamanho em 20 anos. É importante concluir que com dados de produção da pesca, comportamento das variáveis ambientais e períodos reprodutivos de cada espécie, poderão auxiliar futuros monitoramentos e gestão para esse tipo de pesca.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em www.portaldeperiodicos.unisul.br.