UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES METODOLOGIAS PARA AVALIAÇÃO DO CONSUMO E QUALIDADE DA ÁGUA DOS BEBEDOUROS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ-UFPA
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e120191043-1061Palavras-chave:
Consumo de Água, Análises Laboratoriais, Legislação vigente.Resumo
O presente trabalho tem por objetivo utilizar diferentes metodologias para avaliar o grau de satisfação dos discentes da Universidade Federal do Pará em relação ao consumo da água disponibilizada na instituição e verificar a qualidade da água dos bebedouros. Os métodos de pesquisa compreendem: levantamento bibliográfico, aplicação de questionários e análises laboratoriais utilizando variáveis físico-químicas da água tais como: pH, cor aparente, turbidez, sólidos totais em suspensão, temperatura, cloro residual livre, dureza total e nitrogênio amoniacal. Posteriormente, os dados obtidos foram comparados com a portaria n° 2.914 de 2011 do Ministério da Saúde (MS), ademais foi verificado as condições higiênico-sanitárias dos bebedouros em cada ponto de coleta para diagnosticar a atual situação dos pontos de distribuição. Os resultados apontaram que, os estudantes não têm confiabilidade na água fornecida pela universidade e as análises mostram que os pontos monitorados atenderam aos parâmetros determinados pela legislação vigente, mas que ainda necessitam de medidas corretivas como melhores condições higiênico-sanitárias e manutenção dos bebedouros.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em www.portaldeperiodicos.unisul.br.