ROTULAGEM AMBIENTAL DE PRODUTOS: UMA ANÁLISE DE 14 PROGRAMAS DO MERCADO BRASILEIRO, SOB O OLHAR DO CONSUMIDOR
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v7e12018614-642Palavras-chave:
Rotulagem ambiental de produtos, Programas nacionais de rotulagem, Consumidor, Rotulagem.Resumo
O presente artigo apresenta um breve histórico dos programas de rotulagem, assim como as normas utilizadas nos procedimentos. Por meio de levantamento, são apresentados 14 programas de rotulagem presentes no mercado nacional e administrados localmente. Posteriormente é feita uma discussão a respeito da visão do consumidor em relação à rotulagem de produtos e, desta forma, os procedimentos dos programas são comparados e confrontados com este ponto de vista. Percebe-se que apesar de haver um grande número de programas nacionais, ainda há muitos produtos auto-declarados, o que pode ser resultado de pouca divulgação dos programas existentes, além de ser necessário buscar uma proximidade maior com o consumidor para o aumento da confiança.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em www.portaldeperiodicos.unisul.br.