ROTULAGEM AMBIENTAL DE PRODUTOS: UMA ANÁLISE DE 14 PROGRAMAS DO MERCADO BRASILEIRO, SOB O OLHAR DO CONSUMIDOR

Autores

  • Nivaldo Simões Gomes UTFPR
  • Eloy Fassi Casagrande Junior UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v7e12018614-642

Palavras-chave:

Rotulagem ambiental de produtos, Programas nacionais de rotulagem, Consumidor, Rotulagem.

Resumo

O presente artigo apresenta um breve histórico dos programas de rotulagem, assim como as normas utilizadas nos procedimentos. Por meio de levantamento, são apresentados 14 programas de rotulagem presentes no mercado nacional e administrados localmente. Posteriormente é feita uma discussão a respeito da visão do consumidor em relação à rotulagem de produtos e, desta forma, os procedimentos dos programas são comparados e confrontados com este ponto de vista. Percebe-se que apesar de haver um grande número de programas nacionais, ainda há muitos produtos auto-declarados, o que pode ser resultado de pouca divulgação dos programas existentes, além de ser necessário buscar uma proximidade maior com o consumidor para o aumento da confiança.

Biografia do Autor

  • Nivaldo Simões Gomes, UTFPR

    Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia - PPGTE da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. Graduado em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Campina Grande (2007), mestrado em Design, com foco no Design Sustentável, pela Universidade Federal do Paraná (2011) e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2016). E-mail: [email protected]

  • Eloy Fassi Casagrande Junior, UTFPR

    Professor do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia - PPGTE da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. Graduado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Curitiba, 1986; Doutorado em Eng. de Recursos Minerais e Meio Ambiente, Universidade de Nottingham, Reino Unido, 1996; Pós-Doutorado em Inovação Tecnológica e Sustentabilidade, Instituto Superior Técnico (IST), Universidade Técnica de Lisboa (UTL), Portugal, 2007. E-mail: [email protected]

Downloads

Publicado

2018-02-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ROTULAGEM AMBIENTAL DE PRODUTOS: UMA ANÁLISE DE 14 PROGRAMAS DO MERCADO BRASILEIRO, SOB O OLHAR DO CONSUMIDOR. (2018). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 7(1), 614-642. https://doi.org/10.19177/rgsa.v7e12018614-642

Artigos Semelhantes

1-10 de 1281

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.