DESCOBRIMENTO DOS CLIENTES DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA NA GRANDE FLORIANÓPOLIS UTILIZANDO O MÉTODO CUSTOMER DEVELOPMENT
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v6e32017201-222Palavras-chave:
Customer development, Planejamento Estratégico, Tomada de Decisão.Resumo
A vida e permanência de uma empresa no mercado é resultado da satisfação dos seus clientes, para isso se faz necessário que a mesma impacte clientes chaves da melhor forma possível e assim atingindo maturidade de negócios. Quando falamos de produtos inovadores e com grande significado para o futuro, como a energia por fonte limpa, inesgotável e renovável, que é o caso da energia solar fotovoltaica, se faz necessário a utilização de métodos de descobrimento e desenvolvimento de clientes, como o Customer Development. Neste trabalho foi utilizado métodos atuais de indústrias de base tecnológica e de estudos em universidades de renome dos países de primeiro mundo, na empresa Dayback. Assim, para a implantação de novos projetos, é necessário pensar em métodos que definam a viabilidade do mesmo e para estruturar e sistematizar são utilizadas diversas ferramentas, que também permitem definir a eficiência do projeto. Na estruturação do projeto alguns elementos são fundamentais para o sucesso do mesmo como engenharia econômica e planejamento estratégico. O presente trabalho busca efetuar uma interação destas ferramentas, a fim de definir o melhor custo benefício das tecnologias sustentáveis de geração de energia elétrica. A partir disto o novo método estará identificando os clientes que terão maior retorno com a implantação do projeto, facilitando a tomada de decisão.
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