ATENDIMENTO DOS PARÂMETROS LEGAIS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO, NA ÓTICA DOS SEUS DIRIGENTES

Autores

  • Milene Pacheco Kindermann Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
  • Ingrid Machado Mayer Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e12019923-946

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Escolas de Educação Básica, Tubarão-SC

Resumo

A pesquisa objetivou avaliar o atendimento dos parâmetros legais nacionais e internacionais da Educação Ambiental nas escolas de Educação Básica do Município de Tubarão. Com pesquisa bibliográfica, documental e entrevista, verificou-se que a maioria das escolas está em sintonia com as linhas de atuação da PNEA e desenvolvem a EA como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal. A legislação não é diretamente trabalhada na maioria das escolas, mas as práticas educativas destas atendem aos parâmetros normativos constantes em Diretrizes e Pareceres do MEC. Mesmo sem a consciência, as escolas dão cumprimento aos conteúdos de normas e documentos internacionais da área ambiental. O estímulo dos estudantes para os temas da EA ocorre por métodos tradicionais (aulas e trabalhos expositivos) e por uma diversidade de projetos de aprendizagem, transbordando o ambiente escolar e envolvendo públicos externos. A percepção dos dirigentes quanto ao interesse dos estudantes sobre a EA é mediano (63%) e alto (37%).

Biografia do Autor

  • Milene Pacheco Kindermann, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
    Professora universitária dos cursos de Direito e Relações Internacionais da Unisul - Universidade do Sul de Santa Catarina. Coordenadora de Extensão, Inovação Social, Cultura e Esporte da PROEPPEXI - Unisul. Doutora em Direito e Ciências Sociais.
  • Ingrid Machado Mayer, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
    Estudante do Curso de Direito da Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul. Bolsista de pesquisa.

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Publicado

2019-04-04

Edição

Seção

Estudos de Caso

Como Citar

ATENDIMENTO DOS PARÂMETROS LEGAIS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO, NA ÓTICA DOS SEUS DIRIGENTES. (2019). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 8(1), 923-946. https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e12019923-946

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