PERFIL DE CONHECIMENTO DAS INDÚSTRIAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL SOBRE A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM EDIFICAÇÕES NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v6e12017442-456

Palavras-chave:

Eficiência Energética da Edificação, Programa Brasileiro de Etiquetagem, Perfil da Indústria da construção civil em Mato Grosso do Sul.

Resumo

O presente artigo apresenta o perfil de conhecimento das indústrias de transformação da construção civil sobre Eficiência Energética em Edificações, EEEdif, e compreende o motivo ao qual não há implantado a Eficiência Energética em Edificações no estado de Mato Grosso do Sul. As indústrias consideram que conhecem pouco de eficiência energética, 71%, e que consideram parcialmente 29%. Quando relaciona-se as práticas de Eficiência Energética em Edificações, EEEdif, pode-se constatar que ela não é bem compreendida e por consequência não praticada. Este artigo contribuirá para que as indústrias da construção civil conheçam seu nível de conhecimento relacionado a EEEdif e busque o conhecimento para que seja aplicado e produzidos produtos com características pertinentes a EEEdif.

Biografia do Autor

  • Robervan Alves de Araujo, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
    Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011). Atualmente é professor ebtt do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, tutor ead do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul e coordenador dos cursos do eixo tecnológico em do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: eficiência energética em edificações, pbe - programa brasileiro de etiquetagem e conforto ambiental.
  • Ana Paula da Silva Milani, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
    Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2001), mestrado e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005 e 2008). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, atuando no Programa de pós-graduação em Eficiência energética e Sustentabilidade na área de concentração sustentabilidade no ambiente construído. Tem experiência na área de Engenharia de Construção Civil e Rural e Conforto Ambiental, com ênfase em materiais de construção e sistemas construtivos e , pesquisando principalmente nos seguintes temas: materiais e tecnologias não-convencionais de construção, terra como material de construção, desempenho térmico e eficiência energética de elementos e componentes construtivos alternativo.

Downloads

Publicado

2017-05-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PERFIL DE CONHECIMENTO DAS INDÚSTRIAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL SOBRE A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM EDIFICAÇÕES NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. (2017). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 6(1), 442-456. https://doi.org/10.19177/rgsa.v6e12017442-456

Artigos Semelhantes

1-10 de 1294

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.