PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES COM RELAÇÃO AOS IMPACTOS DECORRENTES DO DESCARTE DE RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS E ELETRÔNICOS

Autores

  • Cristina Beatriz Schemes Costa Universidade Federal de Viçosa
  • Neuza Maria da Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Gilberto Venâncio Luiz Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v5e22016420-443

Palavras-chave:

Resíduos Sólidos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos, Problemas Ambientais, Consumo Doméstico de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos.

Resumo

Esta pesquisa investigou o nível de percepção dos consumidores a respeito dos problemas gerados pelo descarte incorreto dos resíduos sólidos de equipamentos domésticos de informática e de telecomunicações como computador, tablet, laptop e telefone celular, verificou as práticas que os consumidores têm adotado em relação ao descarte desses resíduos e analisou a relação entre o nível de percepção dos consumidores em relação aos problemas ambientais e as práticas de descarte, por eles, adotadas no descarte desses resíduos. Este estudo foi realizado no Laborató-rio de Desenvolvimento Infantil (LDI), na Universidade Federal de Viçosa. A popula-ção desta pesquisa foi composta pelos Pais das crianças atendidas no LDI, que contou com 85 participantes. Como técnica de coleta de dados foi utilizada a entre-vista semiestruturada. Os resultados obtidos demonstraram que a maioria dos entre-vistados possui um nível de razoável a ótimo, de percepção e descartam esses resí-duos de forma correta, revelando assim uma relação entre o nível de percepção dos problemas ambientais e as práticas de descarte adotadas pelos entrevistados. Espe-ra-se que esta pesquisa possa contribuir para a conscientização das pessoas e para a compreensão de que a responsabilidade pelo manejo desses resíduos deve ser compartilhada pela sociedade e pelo poder público do País.

Biografia do Autor

Cristina Beatriz Schemes Costa, Universidade Federal de Viçosa

Mestranda do Curso de Pós-Graduação em Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa. E-mail: cbeatriz@ufv.br

Funcionária Pública Federal da Universidade Federal de Viçosa.

Graduação: Licenciada em Pedagogia; Supervisão Escolar 1º e 2º Graus; Magistério das Matérias Pedagógicas do Segundo Grau, UFV.

Especialização em Gestão Pública / Ciências Sociais Aplicadas, Faculdades Integradas de Jacarepaguá.

Neuza Maria da Silva, Universidade Federal de Viçosa

Professora da Universidade Federal de Viçosa no Departamento de Economia Doméstica. E-mail: neuzams@ufv.br

Bacharela e Licenciada em Economia Doméstica, UFV; M.S. Educação do Consumidor, Purdue University-EUA; Ph.D. Economia da Família e do Consumidor, Purdue University-EUA.

Gilberto Venâncio Luiz, Universidade Federal de Viçosa

Professor da Universidade Federal de Viçosa no Campus Rio Paranaíba. E-mail: gilberto.luiz@ufv.br

Graduação em Administração, Mestrado em Economia Doméstica e Doutorando em Economia Doméstica, UFV.

Downloads

Publicado

2016-11-16

Edição

Seção

Artigos