AVALIAÇÃO DE PROJETOS SUSTENTÁVEIS: ESTUDO DE CASO DA SERRA DO MAR, BAIRRO COTA - MUNICÍPIO DE CUBATÃO – SP

Autores

  • Ricardo Leonardo Rovai Universidade Nove de Julho
  • Chennyfer Dobbins Paes da Rosa Universidade Nove de Julho
  • Guilherme Ari Plonsk Universidade São Paulo.
  • Claudia Terezinha Kniess Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v4e1201530-54

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Meio Ambiente, Construção

Resumo

Este artigo pretende evidenciar os fatores críticos de insucesso de um projeto de sustentabilidade de grande repercussão social, demonstrar suas causas e efeitos apontando soluções alternativas para projetos futuros pelo método de gestão de projetos Modelo Diamante. Trata-se de um estudo de caso sobre o Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar (PRSSM),  que teve a remoção de 5.318 famílias que viviam em áreas de risco geológico-geotécnico ou constituíam riscos ambientais às áreas de preservação natural da Mata Atlântica para moradias em novos bairros projetados e construídos pela CDHU. A aplicação assertiva do Modelo Diamante pode avaliar as variáveis críticas do projeto tentando reconduzi-lo à consecução de seus objetivos, proporcionando os benefícios. Conclui-se que a detecção dos fatores críticos de insucesso de forma transparente e em tempo oportuno pode reconduzir o projeto para seu curso de sucesso na conclusão de seus objetivos, desde que o Plano de Resgate e suas ações correspondentes sejam seguidas de acordo com o que foi planejado.

Biografia do Autor

Ricardo Leonardo Rovai, Universidade Nove de Julho

Doutor em Engenharia de Produção pelo Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de S.Paulo. Mestre em Administração pela FEA - USP. Professor do Mestrado Profissional em Gerenciamento de Projetos - Universidade Nove de Julho - UNINOVE. Pesquisador do PGT-USP

Chennyfer Dobbins Paes da Rosa, Universidade Nove de Julho

Programa de Mestrado Profissional em Gestão em Sistemas de Saúde – Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Guilherme Ari Plonsk, Universidade São Paulo.

Mestre e Doutor em Engenharia de Produção, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Pós-Doutorado (Fulbright Visiting Research Scholar), Center for Science and Technology Policy, Rensselaer Polytechnic Institute (RPI). Professor Titular do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e Professor Associado do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (POLI)

Claudia Terezinha Kniess, Universidade Nove de Julho

Doutora em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina Diretora do Programa de Mestrado Profissional em Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Universidade Nove de Julho - UNINOVE.

Downloads

Publicado

2015-06-01

Edição

Seção

Artigos