AVALIAÇÃO DE PROJETOS SUSTENTÁVEIS: ESTUDO DE CASO DA SERRA DO MAR, BAIRRO COTA - MUNICÍPIO DE CUBATÃO – SP

Autores

  • Ricardo Leonardo Rovai Universidade Nove de Julho
  • Chennyfer Dobbins Paes da Rosa Universidade Nove de Julho
  • Guilherme Ari Plonsk Universidade São Paulo.
  • Claudia Terezinha Kniess Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v4e1201530-54

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Meio Ambiente, Construção

Resumo

Este artigo pretende evidenciar os fatores críticos de insucesso de um projeto de sustentabilidade de grande repercussão social, demonstrar suas causas e efeitos apontando soluções alternativas para projetos futuros pelo método de gestão de projetos Modelo Diamante. Trata-se de um estudo de caso sobre o Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar (PRSSM),  que teve a remoção de 5.318 famílias que viviam em áreas de risco geológico-geotécnico ou constituíam riscos ambientais às áreas de preservação natural da Mata Atlântica para moradias em novos bairros projetados e construídos pela CDHU. A aplicação assertiva do Modelo Diamante pode avaliar as variáveis críticas do projeto tentando reconduzi-lo à consecução de seus objetivos, proporcionando os benefícios. Conclui-se que a detecção dos fatores críticos de insucesso de forma transparente e em tempo oportuno pode reconduzir o projeto para seu curso de sucesso na conclusão de seus objetivos, desde que o Plano de Resgate e suas ações correspondentes sejam seguidas de acordo com o que foi planejado.

Biografia do Autor

  • Ricardo Leonardo Rovai, Universidade Nove de Julho
    Doutor em Engenharia de Produção pelo Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de S.Paulo. Mestre em Administração pela FEA - USP. Professor do Mestrado Profissional em Gerenciamento de Projetos - Universidade Nove de Julho - UNINOVE. Pesquisador do PGT-USP
  • Chennyfer Dobbins Paes da Rosa, Universidade Nove de Julho

    Programa de Mestrado Profissional em Gestão em Sistemas de Saúde – Universidade Nove de Julho - UNINOVE

  • Guilherme Ari Plonsk, Universidade São Paulo.

    Mestre e Doutor em Engenharia de Produção, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Pós-Doutorado (Fulbright Visiting Research Scholar), Center for Science and Technology Policy, Rensselaer Polytechnic Institute (RPI). Professor Titular do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e Professor Associado do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (POLI)

  • Claudia Terezinha Kniess, Universidade Nove de Julho

    Doutora em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina Diretora do Programa de Mestrado Profissional em Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Universidade Nove de Julho - UNINOVE.

Downloads

Publicado

2015-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AVALIAÇÃO DE PROJETOS SUSTENTÁVEIS: ESTUDO DE CASO DA SERRA DO MAR, BAIRRO COTA - MUNICÍPIO DE CUBATÃO – SP. (2015). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 4(1), 30-54. https://doi.org/10.19177/rgsa.v4e1201530-54

Artigos Semelhantes

1-10 de 984

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.