DIAGNÓSTICO DO ABASTECIMENTO E CONSUMO DE ÁGUA SEGUNDO A PERCEPÇÃO DO USUÁRIO EM DUAS ÁREAS RESIDENCIAIS NO ESTADO DO PARÁ.
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v4e22015105-115Palavras-chave:
Sistema de abastecimento de água, Percepção, Usuário, Diagnóstico.Resumo
Foi realizado um estudo em áreas residenciais nas cidades de Santarém e Belém, localizadas no estado do Pará-Brasil, o qual teve como objetivo avaliar o abastecimento e consumo de água na percepção do usuário. Dessa forma foram avaliados os seguintes pontos: preço pago pelo serviço, pressão, qualidade da água, fornecimento, utilização de água envasada e tarifa. Este estudo foi realizado com a coleta de dados obtidos com a aplicação de questionários com perguntas fechadas aos usuários do bairro do Aeroporto Velho, na cidade de Santarém-Pa (Área-01) e no Conjunto Mendara, no Bairro da Marambaia em Belém-Pa (Área-02). Em relação às características do abastecimento, a qualidade da água foi considerada como aceitável (82% na Área-01 e 60% na Área-02), a pressão como razoável, o abastecimento com falhas no fornecimento na Área do Aeroporto Velho (84%) e de forma contínua no Conjunto Mendara (Área-02), além do preço que foi considerado como aceitável pelos consumidores de ambas as áreas. Assim, a metodologia de avaliação do sistema a partir da percepção do usuário, mostrou-se ferramenta importante para a gestão e sustentabilidade do sistema.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em www.portaldeperiodicos.unisul.br.