DIAGNÓSTICO DO ABASTECIMENTO E CONSUMO DE ÁGUA SEGUNDO A PERCEPÇÃO DO USUÁRIO EM DUAS ÁREAS RESIDENCIAIS NO ESTADO DO PARÁ.

Autores

  • Daniella Maia
  • Lindemberg Lima Fernandes
  • Luiza Girard Teixeira Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v4e22015105-115

Palavras-chave:

Sistema de abastecimento de água, Percepção, Usuário, Diagnóstico.

Resumo

Foi realizado um estudo em áreas residenciais nas cidades de Santarém e Belém, localizadas no estado do Pará-Brasil, o qual teve como objetivo avaliar o abastecimento e consumo de água na percepção do usuário. Dessa forma foram avaliados os seguintes pontos: preço pago pelo serviço, pressão, qualidade da água, fornecimento, utilização de água envasada e tarifa.  Este estudo foi realizado com a coleta de dados obtidos com a aplicação de questionários com perguntas fechadas aos usuários do bairro do Aeroporto Velho, na cidade de Santarém-Pa (Área-01) e no Conjunto Mendara, no Bairro da Marambaia em Belém-Pa (Área-02). Em relação às características do abastecimento, a qualidade da água foi considerada como aceitável (82% na Área-01 e 60% na Área-02), a pressão como razoável, o abastecimento com falhas no fornecimento na Área do Aeroporto Velho (84%) e de forma contínua no Conjunto Mendara (Área-02), além do preço que foi considerado como aceitável pelos consumidores de ambas as áreas. Assim, a metodologia de avaliação do sistema a partir da percepção do usuário, mostrou-se ferramenta importante para a gestão e sustentabilidade do sistema.

Biografia do Autor

  • Luiza Girard Teixeira, Universidade Federal do Pará
    Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1993), mestrado em Engenharia Civil (opção Saneamento) pela Universidade de São Paulo (1999), doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (2003) e pós-doutorado em Tratamento Avançado de Esgotos Domésticos no Departamento de engenharia Química e Tecnologia de Meio Ambiente da Universidade de Valladolid-Espanha (2010). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Saneamento Básico, atuando principalmente nos seguintes temas: lodo, sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Downloads

Publicado

2015-10-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DIAGNÓSTICO DO ABASTECIMENTO E CONSUMO DE ÁGUA SEGUNDO A PERCEPÇÃO DO USUÁRIO EM DUAS ÁREAS RESIDENCIAIS NO ESTADO DO PARÁ. (2015). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 4(2), 105-115. https://doi.org/10.19177/rgsa.v4e22015105-115

Artigos Semelhantes

1-10 de 1259

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.