EVIDENCIAÇÃO DAS OPERAÇÕES COM CRÉDITO DE CARBONO: ESTUDO REALIZADO NOS RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO E NAS NOTAS EXPLICATIVAS NO PERÍODO DE 2010 A 2013
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v4e22015116-138Palavras-chave:
Evidenciação, Créditos de Carbono, Relatório de administração, Notas ExplicativasResumo
Este artigo tem por objetivo identificar a evidenciação, compreendida no período de quatro anos, do Crédito de Carbono (C.C.) nas Notas Explicativas (NEs) e nos Relatórios de Administração (RAs). A amostra do estudo é dada por 39 empresas listadas na BM&F BOVESPA, empresas estas que se enquadram no Índice Carbono Eficiente (ICO2). O presente estudo caracteriza-se como descritivo e exploratório, o procedimento técnico é documental, a abordagem do problema é qualitativa e a coleta de dados é secundária são provenientes dos RAs e NEs entre os anos de 2010 e 2013. Na análise dos resultados observou-se que os elementos referentes à modalidade, tipo, fases do projeto, quantidade de toneladas de CO2 gerada, forma de geração dos C.C. e o custo do investimento, são pouco divulgadas pelas empresas, que ainda divulgam essas informações com pouco detalhamento. Sobre a forma de financiamento, mesmo com a análise dos quatro anos, apenas uma companhia evidenciou essa informação, a BRF S.A. Não foi possível analisar o aspecto tributário das operações com C.C., devido à ausência de informações sobre a tributação dos C.C. nas NEs e RAs das empresas pesquisadas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em www.portaldeperiodicos.unisul.br.