AÇÕES DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR JUNTO A UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA: PROPOSTA PARA UMA GESTÃO AMBIENTAL NO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DA TIRIRICA, NITERÓI/MARICÁ, RJ
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v4e2201552-67Palavras-chave:
Instituição de Ensino Superior, Estágio, Unidade de Conservação, Parque Estadual da Serra da TiriricaResumo
Este artigo é uma síntese de uma dissertação de mestrado que focou a importância da interação entre uma Instituição de Ensino Superior - IES e uma Unidade de Conservação da Natureza – UC. Teve como objetivo propor uma parceria entre ambas para uma gestão ambiental na UC e como atores a Universidade Federal Fluminense - UFF e o Parque Estadual da Serra da Tiririca – PESET. Para a elaboração de tal proposta, foi realizado, preliminarmente, o levantamento de dados da Universidade e do Parque para que fossem identificadas as necessidades e ativos de ambos; em seguida, o levantamento de experiências exitosas entre IES e UC que apresentassem uma outra atividade realizada por discentes, diferente dos já consolidados projetos de extensão e de iniciação científica; e, finalmente, os instrumentos legais que permitiriam tal parceria. A proposta final foi a sugestão da celebração de um Convênio entre a UFF e o INEA, visando o desenvolvimento da atividade de Estágio junto ao PESET. Tal dinâmica proporcionaria a formação de profissionais mais conscientes ecologicamente e capacitados para lidarem com a complexidade social, econômica e ambiental, em que o mundo contemporâneo está imerso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em www.portaldeperiodicos.unisul.br.