A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL PARA OBTENÇÃO DE SELOS SUSTENTÁVEIS NA CONSTRUÇÃO CIVIL: UMA REVISÃO NARRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v11e020223-17

Palavras-chave:

Certificação de edifícios, Construções sustentáveis, Gerenciamento de obras, NBR ISO 14001, Certificação ambiental

Resumo

A certificação ambiental para edifícios (CAE) surgiu como forma de impulsionar o ramo das construções sustentáveis, pois a construção civil causa grandes impactos ambientais negativos. Sabe-se que a implantação das certificações exige um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). O objetivo do trabalho foi fazer uma revisão narrativa sobre a importância do SGA para a CAE. Utilizou-se do método de revisão bibliográfica, abordando-se a definição de SGA, com foco na NBR ISO 14001 (2015), e comparando-se o selo AQUA, LEED e Casa Azul. A certificação AQUA demonstrou ser mais criteriosa. Em análise de um estudo de caso entre dois empreendimentos que buscaram o selo AQUA, um na fase de planejamento e outro após o início da construção, verificou-se que o SGA implantado desde o planejamento da obra apresentou melhores resultados na certificação. Conclui-se que o SGA demonstrou ser um investimento viável devido a várias vantagens que proporciona ao longo da obra.

Biografia do Autor

Ana Claudia Marangoni Batista Campana, INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - IFPR

Mestranda em Sustentabilidade (IFPR/ UEM), Bolsista PIBPós IFPR, Arquiteta e Urbanista (Universidade Paranaense), especialista em Artes Visuais e Gestão Ambiental e Segurança do Trabalho.

Dariane dos Santos Virgens Alvarenga da Silva, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade, Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Umuarama.

Mestranda em Sustentabilidade no Programa de Mestrado Acadêmico Associado (UEM/IFPR). Especialista em Projeto Arquitetônico: Conceito, método e materialização pela Universidade Paranaense (2012). Arquiteta e Urbanista pela Universidade Paranaense (2010). Atualmente é docente da Universidade Paranaense-UNIPAR. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto de Arquitetura.

Josiane Marlise Theis Aguirre, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade, Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Umuarama.

Mestranda em Sustentabilidade - PSU UEM/IFPR (2020/2021). Possui Pós-Graduação em Docência e Gestão no Ensino Superior pela Universidade Paranaense - Unipar do Paraná (2020); especialista em Psicopedagogia Clínica pela EPSIBA - Escola de Psicopedagogia de Buenos Aires, na Argentina (2007); graduada em Ciências Sociais pela Universidade Regional de Blumenau (1992).  Atualmente Professora de Geografia na Escola Adventista de Umuarama, na modalidade de Ensino Fundamental II. Tem experiência como Professora nas disciplinas de História, Geografia e Sociologia, nas modalidades do Ensino Fundamental e Médio. Atuou no ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE), na Casa do Brasil, na cidade de Buenos Aires e Santiago del Estero/Argentina (2006-2012). Atua principalmente nas pesquisas em temas relacionados à sustentabilidade, Educação e Educação Ambiental.

Letícia dos Santos Marangoni Sígoli, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB), Universidade Estadual de Maringá (UEM) - Campus Maringá

Mestranda PROFCIAMB - MESTRADO PROFISSIONAL NO ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS.(associada a UEM). Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2009). Pós graduada em Docência em Ensino Superior - Uningá (2020). Atualmente está cursando Pedagogia, pelo Centro Universitário- UniFCV . Áreas de interesse: educação ambiental, ensino especial.

Máriam Trierveiler Pereira, Professora do Instituto Federal do Paraná, campus Curitiba

Engenheira Civil, Engenheira de Segurança do Trabalho, Mestre em Engenharia Ambiental, Doutora em Engenharia Química com ênfase em Planejamento Ambiental Urbano. Também tem experiência em metodologia de ensino STEAM, jogos e atividades lúdicas, educação ambiental, indicadores ambientais, planejamento ambiental urbano, qualidade da água, avaliação de impactos ambientais, sistema de gestão ambiental e sustentabilidade. 

Downloads

Publicado

2022-01-19