GESTÃO AMBIENTAL PROATIVA: Um desafio para as Indústrias Cerâmicas
GESTIÓN AMBIENTAL PROACTIVA: UN RETO PARA LA INDUSTRIA CERÁMICA
DOI:
https://doi.org/10.59306/rgsa.v11e32022255-274Palavras-chave:
Gestão Ambiental Proativa;, Industria de Cerâmica de Revestimento, Vantagem Competitiva, Desenvolvimento SustentávelResumo
A gestão ambiental é um desafio para as organizações. Algumas consideram que seja um custo atender todas as legislações ambientais e agem apenas de forma reativa. Outras enxergam a gestão ambiental como uma oportunidade de criação de valor e tem nela uma vantagem competitiva, adotando estratégias ambientais proativas. O objetivo deste trabalho é analisar o uso da gestão ambiental proativa na geração de vantagem competitiva para as empresas do setor de cerâmica de revestimento. Este é um estudo multicascos, realizado por meio de entrevistas com gestores de 4 empresas do Cluster de Criciúma/SC, de natureza qualitativa e descritiva, utilizando como ferramenta de análise de conteúdo. Identificou-se que a maioria das empresas, realiza a gestão ambiental proativa, mesmo que parcialmente, com práticas visando melhorar o processo produtivo, reduzindo o uso de matérias primas, energia e água. E reaproveitando os resíduos da produção. Desta forma, conquistando novos mercados, principalmente por meio de certificações ambientais, gerando assim vantagem competitiva.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em www.portaldeperiodicos.unisul.br.