OS DESAFIOS PARA A DIFUSÃO DOS BIOPLÁSTICOS NO BRASIL

Autores

  • Andrey Gustavo Barbato Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • João Batista Pamplona Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.59306/rgsa.v11e32022365-390

Palavras-chave:

Difusão de inovação, Indústria do plástico, Sustentabilidade ambiental, Bioplásticos

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender quais são os fatores intervenientes (com ênfase nos desafios) na difusão dos bioplásticos como matéria-prima da indústria de plásticos brasileira, a fim de contribuir na mitigação das barreiras impostas ao seu processo de difusão. A pesquisa tem objetivo exploratório e natureza qualitativa. Fundamenta-se em percepções de agentes empresariais relevantes, colhidas por meio de entrevistas. Como principais resultados podem ser destacados os que se seguem: o caráter de inovação disruptiva dos bioplásticos não drop in promove a destruição de capital já constituído da indústria do plástico convencional e dos bioplásticos drop in, o que configura uma barreira para a difusão da inovação na medida em que exige a readequação do maquinário por parte da indústria. Por outro lado, as moléculas não drop in também abrem oportunidades para novas aplicações ainda desconhecidas. O custo elevado dos biopolímeros em relação aos polímeros tradicionais apresenta-se como obstáculo à sua difusão, bem como à fragilidade estratégica do setor ao usar bioplásticos para produtos de baixo valor final.

Biografia do Autor

  • Andrey Gustavo Barbato, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Graduado em Ciências Econômicas pela UNESP e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Coordenador do Boletim do Grupo de Estudo em Desenvolvimento Econômico e Política Econômica. Analista de Estudos Regulatórios e Econômicos da ANBIMA.

  • João Batista Pamplona, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
    Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987), graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1987), mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Pós-doutorado no Departamento de Economia da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP). É professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado/Doutorado) da USCS. É professor do Programa de Pós-Graduação em Economia Política e do Departamento de Economia da PUC-SP. Tem experiência nas áreas de Economia e Administração, com destaque para Economia da Tecnologia, Economia Industrial, Economia do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: indústria, inovação, auto-emprego, setor informal, geração de trabalho e renda, mercado de trabalho, desenvolvimento econômico e tecnológico. Nesses temas, tem artigos e livros publicados e pesquisas realizadas para instituições como a FAU-ONU, CEPAL, Fundação Konrad Adenauer, CEBRAP, BNDES, e outras

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Publicado

2022-09-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

OS DESAFIOS PARA A DIFUSÃO DOS BIOPLÁSTICOS NO BRASIL. (2022). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 11(3), 365-390. https://doi.org/10.59306/rgsa.v11e32022365-390

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