OS DESAFIOS PARA A DIFUSÃO DOS BIOPLÁSTICOS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.59306/rgsa.v11e32022365-390Palavras-chave:
Difusão de inovação, Indústria do plástico, Sustentabilidade ambiental, BioplásticosResumo
O objetivo deste artigo é compreender quais são os fatores intervenientes (com ênfase nos desafios) na difusão dos bioplásticos como matéria-prima da indústria de plásticos brasileira, a fim de contribuir na mitigação das barreiras impostas ao seu processo de difusão. A pesquisa tem objetivo exploratório e natureza qualitativa. Fundamenta-se em percepções de agentes empresariais relevantes, colhidas por meio de entrevistas. Como principais resultados podem ser destacados os que se seguem: o caráter de inovação disruptiva dos bioplásticos não drop in promove a destruição de capital já constituído da indústria do plástico convencional e dos bioplásticos drop in, o que configura uma barreira para a difusão da inovação na medida em que exige a readequação do maquinário por parte da indústria. Por outro lado, as moléculas não drop in também abrem oportunidades para novas aplicações ainda desconhecidas. O custo elevado dos biopolímeros em relação aos polímeros tradicionais apresenta-se como obstáculo à sua difusão, bem como à fragilidade estratégica do setor ao usar bioplásticos para produtos de baixo valor final.
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