APROVEITAMENTO DE ÁGUA CONDENSADA POR APARELHOS DE AR-CONDICIONADO NO IFPE/CAMPUS BELO JARDIM

Autores

  • Jailson de Arruda Almeida Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)
  • Sandro Valença Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Italo Cavalcante da Silva Soares Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.59306/rgsa.v11e42022376-393

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Aproveitamento de água, Condicionadores de ar, Escassez hídrica.

Resumo

Este artigo apresenta os principais resultados alcançados pelo projeto de extensão intitulado “Aproveitamento de água condensada por aparelhos de ar-condicionado em edificações do IFPE/Campus Belo Jardim”. Os resultados estão dispostos em função de objetivos: (1) Implantar um sistema de aproveitamento de água condensada por aparelhos de ar-condicionado; (2) Identificar a percepção de sujeitos quanto à implantação do sistema; e (3) Divulgar os resultados da implantação do sistema. Para a realização do estudo — bastante exploratório e descritivo —, adotou-se um conjunto de etapas em consonância com os objetivos estabelecidos. Constatou-se, através da iniciativa desenvolvida, da percepção de técnicos administrativos da Instituição e dos resultados divulgados em escolas do município de Belo Jardim (PE) que a adoção de sistemas de aproveitamento da água condensada constitui uma alternativa viável e sustentável à eliminação do desperdício de água, proporcionando benefícios nos âmbitos econômico, social e ambiental. No IFPE/Campus Belo Jardim, em especial, observou-se uma economia significativa de água, a qual antes era desperdiçada.

Biografia do Autor

  • Jailson de Arruda Almeida, Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)

    Graduado em Administração, pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Especialista em Gestão Ambiental, pela Faculdade Internacional Signorelli (2013) e em Gestão Pública, pelo Instituto Federal de Pernambuco (2015). Mestre em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável, pela Universidade de Pernambuco (2016). Mestre em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos - ProfÁgua/UFPE (2021). Atualmente, atua como docente no IFPE-Campus Pesqueira, ministrando disciplinas na área de Gestão e Negócios. Tem experiência na área de Administração e seus interesses de estudo estão voltados à gestão de recursos hídricos, à responsabilidade socioambiental na administração pública e à gestão para o desenvolvimento sustentável.

  • Sandro Valença, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
    Possui graduação em Administração, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (1997); especialização em Marketing, pela UFPE (1998); mestrado em Administração, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (2003); e doutorado em Engenharia Civil, pela UFPE (2008). Atualmente, é professor (dedicação exclusiva) da UFPE: do Núcleo de Gestão/Centro Acadêmico do Agreste (NG/CAA/UFPE) e do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfAgua/UFPE). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Geral e Pública, atuando sobretudo com os seguintes temas: administração geral, administração pública, políticas públicas, gestão ambiental/sustentável, gestão de recursos hídricos, turismo e hospitalidade.
  • Italo Cavalcante da Silva Soares, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
    Mestre em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável, pela Universidade de Pernambuco - UPE (2018). Especialização Lato Sensu em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE (2013). Bacharel em Turismo pela Universidade Católica de Pernambuco (2007). Licenciado em Formação de Docentes para a Educação Básica - Letras pela Faculdade Educacional da Lapa, FAEL (2018). Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Maurício de Nassau - UNINASSAU (2019). Pesquisador do Laboratório de Pesquisas em Gestão da Inovação e Administração Pública (GIAPlab). Técnico-administrativo na Universidade Federal de Pernambuco/CAA. Áreas de interesse: Turismo, Gestão Pública do Turismo, Planejamento Turístico e Governamental, Políticas Públicas, Inovação, Turismo em Unidades de Conservação, Sustentabilidade, Indicadores de Sustentabilidade.

Downloads

Publicado

2022-11-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

APROVEITAMENTO DE ÁGUA CONDENSADA POR APARELHOS DE AR-CONDICIONADO NO IFPE/CAMPUS BELO JARDIM. (2022). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 11(4), 376-393. https://doi.org/10.59306/rgsa.v11e42022376-393

Artigos Semelhantes

1-10 de 1290

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.