PERDAS E DECAIMENTO DE EFICIÊNCIA EM PAINÉIS FOTOVOLTAICOS: ESTUDO EM UMA EDIFICAÇÃO SOCIAL DE ENERGIA POSITIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v10e0202117-27

Palavras-chave:

Perdas em Painéis Fotovoltaicos, EEP, Simulação de Sistema Fotovoltaico, Simulação Termoenergética, Edificação de Interesse Social.

Resumo

Incentivos para Edificações de Energia Positiva e Quase Zero destacam-se, principalmente focadas em energias renováveis. Contudo, as perdas e o decaimento de eficiência impactam no rendimento de painéis fotovoltaicos. Essa pesquisa objetiva quantificar o impacto das perdas e do decaimento de eficiência em painéis fotovoltaicos, considerando uma edificação residencial de energia positiva em diferentes localidades. As demandas energéticas foram quantificadas no EnergyPlus e simulou-se a quantidade de painéis, as perdas e o impacto do decaimento de eficiência de 0,5%a.a no System Advisor Model. Os resultados mostraram que a demanda energética de Cuiabá foi 28% maior comparada a Manaus. A produção energética dos painéis após 25 anos foi menor que a demanda da edificação em todos os casos, com diferença de 3,29% em São Paulo e 4,74% em Manaus. Conclui-se que as perdas e o decaimento devem ser considerados em projetos de energias renováveis, ponderando características que a edificação está inserida.

Biografia do Autor

  • Veronica Martins Gnecco, Universidade Federal de Santa Catarina
    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFSC; Pesquisadora no Laboratório de Eficiência Energética em Edificações da UFSC.
  • Artur Martins Kamimura, Universidade Federal de Santa Catarina
    Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFSC; Pesquisador no Laboratório de Eficiência Energética em Edificações da UFSC.
  • Emeli Lalesca Aparecida da Guarda, Universidade Federal de Santa Catarina
    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFSC; Pesquisadora no Laboratório de Conforto Ambiental da UFSC.
  • Michele Fossati, Universidade Federal de Santa Catarina
    Professora no Programa de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFSC; Pesquisadora no Laboratório de Eficiência Energética em Edificações da UFSC.
  • Martin Ordenes Mizgier, Universidade Federal de Santa Catarina
    Professor no Programa de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFSC; Pesquisador no Laboratório de Conforto Ambiental da UFSC

Downloads

Publicado

2021-08-03

Como Citar

PERDAS E DECAIMENTO DE EFICIÊNCIA EM PAINÉIS FOTOVOLTAICOS: ESTUDO EM UMA EDIFICAÇÃO SOCIAL DE ENERGIA POSITIVA. (2021). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 10, 17-27. https://doi.org/10.19177/rgsa.v10e0202117-27

Artigos Semelhantes

1-10 de 1274

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.