Escopo de projeto para criação de um Plano de Negócios

Autores

  • Armando Terribili Filho Faculdade de Administração da FAAP

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v7e12014p.29-55

Palavras-chave:

Plano de Negócios, Empreendedorismo, Escopo, Gerenciamento de Escopo, EAP.

Resumo

No Brasil, 27% das empresas criadas encerrem suas atividades no primeiro ano de existência, e 58% delas até o final do quinto ano. Assim, os objetivos do artigo são: apresentar a composição de um Plano de Negócios por meio da EAP (Estrutura Analítica de Projetos) utilizando o padrão do Guia PMBOK® (Project Management Body of Knowledge), e discutir se a criação de um Plano de Negócios aumentaria a probabilidade de sucesso de uma nova empresa. A metodologia utilizada foi composta de três etapas: revisão bibliográfica, definição dos entregáveis de um projeto para criação de um novo negócio e análise das principais razões para o encerramento de uma empresa em seus primeiros anos de existência. Os resultados apontaram que a existência de um Plano de Negócios não é sinônimo de sucesso, mas, certamente aumenta a probabilidade disto acontecer, pois a maioria das causas identificadas teria sido suprida pela elaboração de um Plano de Negócios.


Biografia do Autor

  • Armando Terribili Filho, Faculdade de Administração da FAAP
    Coordenador de Área da Faculdade de Administração na FAAP. Mestre em Educação. Pós-doutorando e doutor em Educação pela UNESP.

Referências

ASHOKA Empreendimentos Sociais; MCKINSEY & Company. Empreendimentos sociais sustentáveis: como elaborar planos de negócios para organizações sociais. São Paulo: Peirópolis, 2001.

CARVALHO, M. M. de; RABECHINI JR., R. Fundamentos em gestão de projetos: construindo competências para gerenciar projetos. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

CORREA GARCÍA, J. A.; RAMÍREZ BEDOYA, L. J.; CASTAÑO RÍOS, C. E. La importancia de la planeación financiera en la elaboración de los planes de negocio y su impacto en el desarrollo empresarial. Revista Facultad de Ciencias Económicas: Investigación y Reflexión (online), Universidad Militar Nueva Granada, Colombia, v. XVIII, n. 1, jun. 2010, p. 179-194. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=90920479010>. Acesso em: 17 fev. 2014.

DI DIEGO, S. Il bussiness plan di successo: guida pratica per start-up e imprese vincenti. Santarcangelo di Romagna (Rimini), Itália: Maggiole, 2012.

DORNELAS, J. C. A.; TIMMONS, J. A.; ZACHARAKIS, A.; SPINELLI, S. Plano de Negócios que dão certo: um guia para pequenas empresas. Rio de Janeiro: Elvesier, 2008.

MIRSHAWKA, V. Empreender é a solução. 2. ed. São Paulo, DVS, 2004.

PMI® - Project Management Institute. A guide to the Project Management of Body of Knowledge (PMBOK® Guide). 5. ed. Pennsylvania, USA: Project Management Institute, 2013.

PONS, Dirk. Project management for new product development. Project Management Journal, Wiley, New Jersey, USA, v. 39, n. 2, p. 82-97, 2008.

REMUS, D. Dois terços dos estudantes querem ser empreendedores, mas um terço destes não começo a se preparar. 17 jan. 2012. Disponível em: < http://startups.ig.com.br/2012/dois-tercos-dos-universitarios-quer-ser-empreendedor-mas-um-terco-destes-ainda-nao-comecou-a-se-preparar>. Acesso em: 18 dez. 2012.

SALIM, C. S. Construindo planos de empreendimentos: negócios lucrativos, ações sociais e desenvolvimento local. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

SALIM, C. S.; HOCHMAN, N.; RAMAL, A. C.; RAMAL, S. A. Construindo planos de negócios: todos os passos para planejar e desenvolver negócios de sucesso. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

SANIELE, B. Confira os principais motivos de fechamento das empresas. 26 set. 2012. Disponível em: < http://invertia.terra.com.br/empreendedor/noticias/0,,OI6179300-EI19559,00-Confira+os+principais+motivos+de+fechamento+das+empresas.html>. Acesso em: 18 dez. 2012.

SANTOS, C. D.; RABECHINI JR., R. Gerenciamento de escopo: um estudo de caso em projetos de eventos esportivos. Trabalho apresentado no 10th International Conference on Information Systems and Technology Management – CONTECSI. Disponível em: <http://www.infoteca.inf.br/contecsi/smarty/templates/arquivos_template/upload_arquivos/acervo/docs/PDFs/159.pdf>. Acesso em: 18 fev. 2014.

SILVEIRA, H. SWOT. In: TARAPANOFF, K. (Org.). Inteligência organizacional e competitiva. Brasília: UnB, 2001, p. 209-226.

TERRIBILI FILHO, A. Gerenciamento de projetos em 7 passos: uma abordagem prática. São Paulo: M. Books, 2011.

TERRIBILI FILHO, A. Plano de Negócios: um caminho de 8 passos para transformar uma boa ideia em realidade. Qualimetria FAAP, São Paulo, n. 254, p. 58-63, out. 2012.

VELLUTO, L. Microempresas abrirão 27 milhões de vagas até 2016. Jornal da Tarde. 26 abr. 2011. Disponível em: < http://blogs.estadao.com.br/jt-seu-bolso/tag/gem/>. Acesso em: 18 dez. 2012.

XAVIER, C. M. da S. Gerenciamento de Projetos: como definir e controlar o escopo do projeto. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

Downloads

Publicado

2014-04-22

Edição

Seção

Artigos Científicos