Escopo de projeto para criação de um Plano de Negócios

Autores

  • Armando Terribili Filho Faculdade de Administração da FAAP

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v7e12014p.29-55

Palavras-chave:

Plano de Negócios, Empreendedorismo, Escopo, Gerenciamento de Escopo, EAP.

Resumo

No Brasil, 27% das empresas criadas encerrem suas atividades no primeiro ano de existência, e 58% delas até o final do quinto ano. Assim, os objetivos do artigo são: apresentar a composição de um Plano de Negócios por meio da EAP (Estrutura Analítica de Projetos) utilizando o padrão do Guia PMBOK® (Project Management Body of Knowledge), e discutir se a criação de um Plano de Negócios aumentaria a probabilidade de sucesso de uma nova empresa. A metodologia utilizada foi composta de três etapas: revisão bibliográfica, definição dos entregáveis de um projeto para criação de um novo negócio e análise das principais razões para o encerramento de uma empresa em seus primeiros anos de existência. Os resultados apontaram que a existência de um Plano de Negócios não é sinônimo de sucesso, mas, certamente aumenta a probabilidade disto acontecer, pois a maioria das causas identificadas teria sido suprida pela elaboração de um Plano de Negócios.


Biografia do Autor

Armando Terribili Filho, Faculdade de Administração da FAAP

Coordenador de Área da Faculdade de Administração na FAAP. Mestre em Educação. Pós-doutorando e doutor em Educação pela UNESP.

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Publicado

2014-04-22

Edição

Seção

Artigos Científicos