Pessoas trans no ensino superior: lutas por acesso e permanência, a exemplo da Universidade Federal de Santa Catarina (2012-2015)

Autores

  • Keo Silva Universidade Federal de Santa Catarina - Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea e Núcleo de Pesquisa das Travestilidades, Transexualidades, Transgeneridades (NeTrans).
  • Alexandre Fernandez Vaz Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico http://orcid.org/0000-0003-4194-3876

DOI:

https://doi.org/10.19177/rcc.v14e22019209-221

Palavras-chave:

Pessoas Trans, Nome Social, Universidade, Gênero.

Resumo

As resoluções normativas das universidades brasileiras que garantem o nome social de alunos e alunas trans foram passo importante na luta por reconhecimento desse segmento populacional. Políticas institucionais como essa podem compor um projeto mais abrangente, a democratização do ensino superior no Brasil. Nesse sentido, o presente trabalho se ocupa de um comentário sobre essa problemática e da análise da experiência da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), resultado das lutas por reconhecimento efetivadas em um conjunto de resoluções. Ainda que insuficientes, os avanços têm sido importantes, entre os quais se destaca o direito ao nome social. Esse processo diz das possibilidades de a Universidade brasileira ampliar direitos, contribuindo com o avanço democrático. No entanto, as disputas políticas atuais não dão margem para otimismo no que tange à garantia de direitos e acesso à cidadania, colocando sob ameaça a democratização de espaços como a Universidade.

Biografia do Autor

  • Keo Silva, Universidade Federal de Santa Catarina - Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea e Núcleo de Pesquisa das Travestilidades, Transexualidades, Transgeneridades (NeTrans).
    Cientista Social e Mestre em Educação pela UFSC, com bolsa CNPq; Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea e do Núcleo de Pesquisa das Travestilidades, Transexualidades, Transgeneridades (NeTrans), ambos da UFSC.
  • Alexandre Fernandez Vaz, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
    Doutor em Ciências Humanas e Sociais (Leibniz Universität Hannover, Alemanha), Professor dos Programas de Pós-graduação em Educação e Interdisciplinar em Ciências Humanas/UFSC, Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq). Pesquisador CNPq

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Publicado

2019-12-10

Edição

Seção

Dossiê: Política da crise: as universidades e a crise do pensamento