Relação do índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB) nos processos de segregação urbana de Araranguá

Autores

  • Cláudia Laurindo
  • Maria Cecília kunhasky Coelho
  • Márcia Fernandes Rosa Neu

Palavras-chave:

Segregação Sócio Espacial, IDEB, Escola.

Resumo

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) auxilia na leitura e na interpretação dos processos de segregação urbana de Araranguá. Por meio dos dados analisados e formadores do IDEB, consegue-se observar as diferenças existentes nas metas propostas. Com isso, pode-se analisar que vários fatores influenciam neste índice, e alguns deles são apontados no presente artigo. A segregação urbana contribui tanto positivamente como negativamente no aproveitamento educacional, ambas as escolas são estaduais, com um plano de ensino semelhante, no entanto suas localizações geográficas, sociais e econômicas são determinantes para composição da nota do IDEB. Os fatores sociais e econômicos são determinantes no rendimento escolar, e na vida das comunidades afetadas pelas diferenças sócio espaciais.

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Publicado

2015-11-02

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Relação do índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB) nos processos de segregação urbana de Araranguá. (2015). Cadernos Acadêmicos, 7(2). https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/CA/article/view/14150