OS DESAFIOS DA EJA:

DOS ASPECTOS LEGAIS À REALIDADE DA PRÁTICA NA ESCOLA

Autores/as

Palabras clave:

Ensino Fundamental;, Educação de Jovens e Adultos, EVASÃO ESCOLAR

Resumen

A política pública da educação de jovens e Adultos (EJA) brasileira surgiu no contexto das políticas sociais de melhoria da qualidade de vida, pautada pelos princípios da equidade e da democracia, visando a integração de milhares de pessoas em uma sociedade de direitos, sobretudo com o advento da Constituição Federal, a partir de 1988. Diante disso, este trabalho objetivou descrever as previsões legais de como o EJA é capaz de diminuir a taxa de analfabetismo no Brasil; apresentar como o programa visa criar melhores condições de vida social aos brasileiros em vulnerabilidade social no município de Pires do Rio-Goiás; descrever como o EJA é capaz de criar oportunidades de convívio com um grupo social com base na adequação curricular escolar; descrever quais são aos desafios do EJA diante da qualificação para o mercado de trabalho e da questão da evasão escolar. A metodologia de pesquisa foi revisão da literatura e mediante uma pesquisa documental em uma escola que detém o programa do EJA em Goiás. A pesquisa descreveu como ocorre a previsão legal do EJA e os desafios práticos, bem como o perfil dos alunos diante desta política pública que visa garantir o acesso à educação com vistas à eliminação das discriminações a partir do exercício do pensamento, a apropriação de conhecimentos e da autovalorização do sujeito diante a qualidade de vida e da criação de um espaço democrático do ensino e da aprendizagem.

 

Biografía del autor/a

  • MALLU DE MENDONÇA BARROS, UNIFASAM, UFG, FAP

    Ampla experiência como Docente universitária em disciplinas de Administração Geral e Pública em cursos de graduação e pós-graduação  com foco em Negócios e Gestão. Atuação em pesquisas de Gestão Ambiental, Agronegócio; Inúmeras participações em eventos voltados para apresentação e submissão de publicações científicas como: capítulos de livro, Ebook e artigos em publicações com estrato Qualis C, B e A3 (Artigos publicados em periódicos Nacionais e internacionais); Atuação como mentora de produção científica para desenvolvimento de e performance em Projetos de Pesquisa, Artigos Científicos, Comunicados Técnicos, Trabalho de Conclusão de Curso, ingresso no mestrado e doutorado; Bolsista em programas de agronegócio e desenvolvimento Sustentável EMBRAPA, FUNARBE Universidade de Notingham  UK como pesquisadora de programas de eficiência e inovação em agronegócios e gestão ambiental em sistemas de integração; Organização e mediação de eventos como: mesas redondas, palestras e seminários com ênfase em Gestão, Agronegócio e Meio Ambiente.

  • (Leandra) Wellington Watanabi da Silva, IFGOIANO URUTAÍ-GO

    BACHAREL EM PEDAGOGIA

    WATANABE, Leandra;  IFGOIANO https://orcid.org/0000-0002-1198-1997

  • Wesley de Lima Andrade, IFGOIANO URUTAÍ-GO

    Wesley de Lima Andrade, IFGOIANO https://orcid.org/0000-0001-9702-2721

     

     

Referencias

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Publicado

2022-11-08

Cómo citar

OS DESAFIOS DA EJA: : DOS ASPECTOS LEGAIS À REALIDADE DA PRÁTICA NA ESCOLA. (2022). Cadernos Acadêmicos, 8(1), 31-41. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/CA/article/view/18346