OS DESAFIOS DA EJA:
DOS ASPECTOS LEGAIS À REALIDADE DA PRÁTICA NA ESCOLA
Keywords:
Ensino Fundamental;, Educação de Jovens e Adultos, EVASÃO ESCOLARAbstract
A política pública da educação de jovens e Adultos (EJA) brasileira surgiu no contexto das políticas sociais de melhoria da qualidade de vida, pautada pelos princípios da equidade e da democracia, visando a integração de milhares de pessoas em uma sociedade de direitos, sobretudo com o advento da Constituição Federal, a partir de 1988. Diante disso, este trabalho objetivou descrever as previsões legais de como o EJA é capaz de diminuir a taxa de analfabetismo no Brasil; apresentar como o programa visa criar melhores condições de vida social aos brasileiros em vulnerabilidade social no município de Pires do Rio-Goiás; descrever como o EJA é capaz de criar oportunidades de convívio com um grupo social com base na adequação curricular escolar; descrever quais são aos desafios do EJA diante da qualificação para o mercado de trabalho e da questão da evasão escolar. A metodologia de pesquisa foi revisão da literatura e mediante uma pesquisa documental em uma escola que detém o programa do EJA em Goiás. A pesquisa descreveu como ocorre a previsão legal do EJA e os desafios práticos, bem como o perfil dos alunos diante desta política pública que visa garantir o acesso à educação com vistas à eliminação das discriminações a partir do exercício do pensamento, a apropriação de conhecimentos e da autovalorização do sujeito diante a qualidade de vida e da criação de um espaço democrático do ensino e da aprendizagem.
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