O desafio de conviver com as diferenças

Autores/as

  • Analice Wiggers Barbi
  • Camila de Bem Orige
  • Kátia Regina Constantino Corrêa
  • Luana Medeiros Bonetti
  • Rosandra Schlickmann Sachetti Hübbe
  • Sandra Pereira Domingues

Palabras clave:

Educação, Convivência, Ações diversificadas.

Resumen

As práticas de violência e preconceito podem desencadear dificuldades de aprendizagem e traumas ao longo da vida e se apresentam como um grande desafio para a comunidade escolar. Assim, é necessário sensibilizar os envolvidos quanto à importância da solidariedade e da singularidade, com ações educativas que promovam o respeito ao "diferente" e ajudem na formação de cidadãos conscientes. A partir disso, as acadêmicas bolsistas de Iniciação à Docência do Programa PIBID – IDs de Biologia e Pedagogia – da E.E.B. Professora Célia Coelho Cruz, desenvolveram o projeto “O desafio de conviver com as diferenças”. As IDs realizaram, no Ensino Fundamental, atividades de contação de histórias, roda de conversas, exibição de vídeos, confecção de cartazes e gincana cultural. Esse projeto teve como objetivos: melhorar e conservar as relações de convivência dentro e fora do ambiente escolar; estimular debates em torno das práticas e consequências do bullying; desenvolver a percepção de que vivemos em uma sociedade plural constituída por indivíduos singulares. O projeto trouxe resultados significativos, principalmente durante a realização das tarefas da gincana, em que os discentes exercitaram uma série de habilidades, como aprender a avaliar e decidir, além da capacidade de ouvir e respeitar opiniões diversas. Para que tivessem êxito no resultado final, souberam argumentar e dividir tarefas, competências essenciais para a vida adulta. Percebemos também que as acadêmicas, bolsistas Ids passaram a ter mais confiança em si mesmas e adquiriram mais autocontrole para lidar com situações inesperadas. Além disso, ao vivenciarem todas as etapas do projeto, tiveram a oportunidade de perceber os comportamentos dos alunos e de avaliar a aprendizagem, o domínio e a ampliação de conhecimentos relacionados à dinâmica em grupo. Concluímos que, ao executarmos as atividades propostas, conseguimos, não somente contemplar os objetivos pré-estabelecidos, mas também, beneficiar toda a comunidade escolar.

Publicado

2015-11-02

Número

Sección

Artigos