PIBID/Unisul/educação física: intervenções pedagógicas sob o olhar das atividades de aventura na escola

Autores/as

  • Rômulo Luiz da Graça
  • Luciane Lara Acco
  • Antônio Alberto Lara Júnior

Palabras clave:

Educação Física Escolar, PIBID, Atividades de Aventura.

Resumen

A prática da Educação Física é, cada vez mais, uma das possibilidades de manter um estilo de vida ativo, melhorando a qualidade de vida dos alunos. Nesta direção, as atividades de aventura apresentam-se como conteúdo alternativo para uma Educação Física Escolar mais dinâmica e prazerosa. Este trabalho tem como objetivo analisar os projetos executados com êxito em 2014, no PIBID, com a temática “Atividade de Aventura” e conteúdos relacionados. Quanto à abordagem, esta pesquisa se classifica como qualitativa, e seus procedimentos são bibliográficos. O PIBID/UNISUL está organizado em dois eixos integradores: o de Gestão da Prática Pedagógica e o de Pesquisa-ação. No primeiro eixo, os projetos que tiveram relação com a atividade de aventura foram: Esporte de Aventura, Slackline e aulas diferenciadas para Educação Física.  E no segundo eixo, os trabalhos foram: pôster, oficinas e comunicação oral nos eventos estadual e nacional do programa. Por meio da análise feita no relatório, em relação às atividades realizadas nas escolas com Atividades de aventura, entendemos que os objetivos foram atingidos, pois ocorreu a aprendizagem de forma variada de todos os envolvidos no processo, principalmente pela vivência da prática pedagógica docente, e também nos eventos em que participaram com apresentação de oficinas e exposição oral de trabalho.

Publicado

2015-11-02

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

PIBID/Unisul/educação física: intervenções pedagógicas sob o olhar das atividades de aventura na escola. (2015). Cadernos Acadêmicos, 7(2). https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/CA/article/view/14157