Dislexia: distúrbios de aprendizagem detectados no processo de alfabetização e letramento do PIBID

Autores/as

  • Rosani Casanova Junckes
  • Marlize Carlos
  • Janeide Aparecida Muller Stenger
  • Maria Gisele Koerich

Palabras clave:

Dislexia, Aprendizagem, Estratégias de ensino.

Resumen

Este artigo aborda uma iniciativa do Programa PIBID, na qual os bolsistas elaboraram práticas diferenciadas de aprendizagem para contemplar alunos que não desenvolveram as habilidades de leitura, escrita e soletração. O foco do programa é atender os alunos que apresentem suspeita de distúrbios de aprendizagem, com ênfase na dislexia, sendo aplicadas, para este caso, estratégias de ensino diversificadas, partindo sempre do ponto de aprendizagem do aluno. Nossa pesquisa aborda o conceito e os sintomas da dislexia e apresenta estratégias para lidar com este distúrbio e dicas para melhorar a autoestima dos alunos que o possuem, bem como para auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem, que contemplam tanto os bolsistas do programa quanto os alunos e suas famílias.

Publicado

2015-11-02

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Dislexia: distúrbios de aprendizagem detectados no processo de alfabetização e letramento do PIBID. (2015). Cadernos Acadêmicos, 7(2). https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/CA/article/view/14156