Trabalhando o conteúdo separação de misturas a partir da utilização da experimentoteca

Autores/as

  • Débora De Pieri Modolon
  • Francielen Kuball Silva
  • Maria Ana Pignatel Marcon Martins

Palabras clave:

Subsídios teórico/práticos, aulas de química, escolas públicas.

Resumen

O presente estudo é um relato de uma atividade desenvolvida pelos bolsistas do PIBID do curso de Licenciatura em Química, cujo objetivo foi fornecer subsídios teóricos e práticos para o desenvolvimento de atividades experimentais relacionadas ao conteúdo de separação de misturas. Para alcançar o objetivo da pesquisa, os alunos prepararam uma oficina, apresentada no II Encontro Catarinense do PIBID, na cidade de Itajaí, em 2014. Num primeiro momento, os bolsistas fizeram uma contextualização do conteúdo sobre separação de mistura e, em seguida, aplicaram atividades experimentais, tais como cromatografia em papel, filtração, imantação e destilação. Após a realização da atividade, foi solicitado aos participantes da oficina que respondessem a um questionário com quatro perguntas sobre a atividade desenvolvida, com o objetivo de dar prosseguimento ao projeto, para a aplicação desta atividade com os alunos das escolas públicas em que os bolsistas do PIBID atuam. O desenvolvimento desta oficina contribuiu com o aprendizado dos participantes, e permitiu que esta fosse aplicada no ambiente escolar, de modo que os alunos tivessem um melhor aproveitamento nas aulas de química.

Publicado

2015-11-02

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Trabalhando o conteúdo separação de misturas a partir da utilização da experimentoteca. (2015). Cadernos Acadêmicos, 7(2). https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/CA/article/view/14155